Auditoria

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  •  A Auditoria é um imperativo para bem controlar as atividades e os resultados, independente do tipo de organização desde um hotel ou uma pousada na praia ou na montanha. 

    Para bem enfrentar as turbulências e conduzir o negócio com acerto, é preciso dispor de adequadas ferramentas, controles e verificações. 

    Entre estas, a auditoria ocupa lugar de destaque, pela sua visão abrangente e por disponibilizar uma maior credibilidade e a confirmação das informações.

  • Semestral
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    1. Conceito de Auditoria e reconhecimento do papel do Auditor:

      1. Auditoria: sua natureza e finalidade;

        1. Campos da Auditoria

        2. Relatórios de Auditoria

        3. Normas de Auditoria

        4. Técnicas de auditoria: Quesitos e problemas

        5. Papéis de trabalho

    2. Normas de contabilidade e de auditoria nacionais e internacionais; - Risco e

    materialidade em auditoria: a fraude.

     3. Sistemas de controlo interno

    4. Planeamento e documentação.

    5. Relatórios da auditoria

  • NULL VALUE ISMAT6029-2354
  • Esta UC pretende introduzir o conceito e a utilização da auditoria, tendo em atenção que ao longo do CE os alunos irão aprofundar a especificidade e complexidade dos pilares subjacentes à auditoria, nomeadamente: controle e planejamento. Tem como principais objetivos:

     

    Compreender o conceito de Auditoria e reconhecer o papel do Auditor como agente credibilizador da informação financeira.

    Entender a importância dos sistemas de controlo interno das empresas e apreender os princípios básicos que devem ser nos mesmos incorporados.

    Dominar as diferentes fases que compõem uma auditoria e os procedimentos mais apropriados à obtenção da prova necessária à fundamentação da opinião do Auditor.

    Reconhecer o alcance das diferentes modalidades de opinião estabelecidas nas normas de auditoria e estar em condições de preparar o apropriado relatório.

  • Obrigatório
  •  

    Metodologias ativas com recurso a:

    • Práticas pedagógicas da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) para ativação e ignição da descoberta pelos alunos do quadro teórico da UC; 

    • Aprendizagem baseada em Projeto para a realização de trabalho de grupos com foco nas temáticas da UC; 

    • Aulas de Debate com a apresentação dos alunos das suas descobertas e dos resultados da análise critica que fizeram dos materiais de suporte entregues;

    • Seminários com convidados experts nas temáticas da UC 

     

    A avaliação consiste na realização de um trabalho de grupo com uma ponderação de (50%), avaliação continua pela participação ativa dos alunos nos debates (50%)

  • NULL VALUE ISMAT6029-2354
  • Português
  • Não
    • Alves, J. (2015). Princípios e prática de auditoria e revisão de contas. Portugal: Sílabo.

      Silva, A.; Cunha, E.; Mendes, J. (2016). Manual de Auditoria. Princípios Fundamentais.

      Portugal: Tribunal de Contas.

      Lopes, J.C.A. (2017). O auditor e a deteção de fraude – uma revisão de literatura. Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade no ramo de auditoria . Disponível em: Lopes, J. C. A (2017).  O Auditor e a deteção de fraude – uma Revisão da literatura .  Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade no ramo de auditoria. Disponível em:  https://ria.ua.pt/bitstream/10773/22922/1/O%20Auditor%20e%20a%20Dete%C3%A7%C3%A3o%20de%20Fraude%20- %20Uma%20Revis%C3%A3o%20da%20Literatura.pdf
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  • Auditoria
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  • Gestão do Turismo (ISMAT)
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