A Auditoria é um imperativo para bem controlar as atividades e os resultados, independente do tipo de organização desde um hotel ou uma pousada na praia ou na montanha.
Para bem enfrentar as turbulências e conduzir o negócio com acerto, é preciso dispor de adequadas ferramentas, controles e verificações.
Entre estas, a auditoria ocupa lugar de destaque, pela sua visão abrangente e por disponibilizar uma maior credibilidade e a confirmação das informações.
Semestral
Conceito de Auditoria e reconhecimento do papel do Auditor:
Auditoria: sua natureza e finalidade;
Campos da Auditoria
Relatórios de Auditoria
Normas de Auditoria
Técnicas de auditoria: Quesitos e problemas
Papéis de trabalho
2. Normas de contabilidade e de auditoria nacionais e internacionais; - Risco e
materialidade em auditoria: a fraude.
3. Sistemas de controlo interno
4. Planeamento e documentação.
5. Relatórios da auditoria
Esta UC pretende introduzir o conceito e a utilização da auditoria, tendo em atenção que ao longo do CE os alunos irão aprofundar a especificidade e complexidade dos pilares subjacentes à auditoria, nomeadamente: controle e planejamento. Tem como principais objetivos:
Compreender o conceito de Auditoria e reconhecer o papel do Auditor como agente credibilizador da informação financeira.
Entender a importância dos sistemas de controlo interno das empresas e apreender os princípios básicos que devem ser nos mesmos incorporados.
Dominar as diferentes fases que compõem uma auditoria e os procedimentos mais apropriados à obtenção da prova necessária à fundamentação da opinião do Auditor.
Reconhecer o alcance das diferentes modalidades de opinião estabelecidas nas normas de auditoria e estar em condições de preparar o apropriado relatório.
Obrigatório
Metodologias ativas com recurso a:
Práticas pedagógicas da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) para ativação e ignição da descoberta pelos alunos do quadro teórico da UC;
Aprendizagem baseada em Projeto para a realização de trabalho de grupos com foco nas temáticas da UC;
Aulas de Debate com a apresentação dos alunos das suas descobertas e dos resultados da análise critica que fizeram dos materiais de suporte entregues;
Seminários com convidados experts nas temáticas da UC
A avaliação consiste na realização de um trabalho de grupo com uma ponderação de (50%), avaliação continua pela participação ativa dos alunos nos debates (50%)
Português
Não
Alves, J. (2015). Princípios e prática de auditoria e revisão de contas. Portugal: Sílabo.
Silva, A.; Cunha, E.; Mendes, J. (2016). Manual de Auditoria. Princípios Fundamentais.
Portugal: Tribunal de Contas.
Lopes, J.C.A. (2017). O auditor e a deteção de fraude – uma revisão de literatura. Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade no ramo de auditoria . Disponível em: Lopes, J. C. A (2017). O Auditor e a deteção de fraude – uma Revisão da literatura . Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para à obtenção do grau de Mestre em Contabilidade no ramo de auditoria. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/22922/1/O%20Auditor%20e%20a%20Dete%C3%A7%C3%A3o%20de%20Fraude%20- %20Uma%20Revis%C3%A3o%20da%20Literatura.pdf