A unidade curricular tem como objetivo apresentar aos alunos os princípios do desenho urbano através dos elementos morfológicos que compõem a cidade. Em paralelo aos trabalhos que desenvolvem nas restantes unidades curriculares do primeiro ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Arquitetura, o desenho urbano propõe, na cidade, a síntese desses conhecimentos. Num primeiro momento, através do reconhecimento e interpretação cada um desses elementos morfológicos urbanos, para num segundo, através da análise e compreensão das forças e dinâmicas que organizam a cidade. O trabalho que daqui resulta, espera-se que seja não só a assimilação dos conteúdos programáticos por parte do aluno, mas também uma oportunidade para interrogar o seu sentido, quer como elementos individuais do espaço da cidade, quer nos significados que produzem quando organizados entre si.
Semestral
Os conteúdos programáticos focam-se sobretudo nos elementos de Análise Urbana tendo por base os elementos morfológicos do espaço urbano definidos e caracterizados por José Lamas. A partir daqui é possível estudar 4 dimensões do desenho urbano:
1- Fenómenos de crescimento e de transformação: modos de crescimento; escala dos fenómenos; justaposição e conflitos; elementos reguladores; noções de limite; alterações de estrutura; densificações. As permanências.
2- Traçados e parcelamento: geografia tradicional e abordagem funcionalista; abordagem territorializada do espaço urbano; centro e periferia, cidade e arredores. As preexistências.
3- Tipologias: problemas de classificação; tipologia analítica e generativa; do tipo consagrado a¿ planta tipo; tipologia do edificado/morfologia urbana: a escola italiana; método de análise tipológica.
4- Paisagem urbana e análise pitoresca: os elementos da paisagem urbana; análise sequencial e estruturas urbanas.
A unidade curricular pretende implementar nos alunos de métodos de análise urbana e do território, proporcionando a formação no domínio da análise histórico-urbano-arquitetónica ao nível da morfologia urbana e da tipologia do edificado. Pretende-se, igualmente, equipar os discentes de instrumentos operativos para a análise urbana e do território, com vista a¿ prática do projeto, quer ao nível do desenho urbano quer a¿ escala do edifício.
Obrigatório
O semestre está dividido em dois momentos, correspondendo a dois exercícios, ambos em grupo. No primeiro, tendo como caso de estudo a cidade de Portimão, será analisado como se materializam e configuram os elementos morfológicos do espaço urbano. No segundo, será realizada uma análise às forças e dinâmicas que organizam a cidade e como caracterizam um território. Ambos os exercícios serão apresentados através de um reflexão e problematização dos conteúdos programáticos e que servirá como ponto de partida para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos. O acompanhamento dos exercícios e¿ individual e avaliação basear-se-á nos seguintes itens: Assiduidade: 5%; Qualidade da participação nas aulas: 5%; Exercício 1: 40%; Exercício 2: 50%.
Português
Não
BENEVOLO, Leonardo, A Cidade na História da Europa. Lisboa: Editorial Presença, 2006
BENEVOLO, Leonardo, As Origens da Urbanística Moderna. Lisboa: Colecção Dimensões, 1987
BOTTA, Mário, Ética do Construir. Lisboa: Edições 70, 1998
CULLEN, Gordon, Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, 1990
DELLE DONNE, Marcella, Teorias sobre a Cidade. Lisboa: Edições 70, 1990
GOITIA, Fernando Chueca, Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1992
KEVIN Lynch, A Imagem da Cidade. Lisboa: Edições 70, 1988
KEVIN Lynch, A Boa Forma da Cidade. Lisboa: Edições 70, Lisboa, 1999
KRIER, Leon, Arquitectura, escolha ou fatalidade. Lisboa: Estar, 1999
MUNFORD, Lewis, A Cidade na História. S. Paulo, 2004
LAMAS, José, Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000 (2ª edição)
RELPH, A Paisagem Urbana Moderna. Lisboa: Edições 70, 1990
ROSSI, Aldo, A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Edições Cosmos, 2001
ROWE, Colin; KOETTER, Fred, Collage City. Cambridge: The MIT Press, 1978