Esta unidade curricular deve potenciar nos alunos o gosto pela investigação, assim como fornecer-lhes ferramentas que os ajudem a desenvolver um plano de investigação, preparando-os assim para a ação interventiva em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional.
Semestral
CP1 - Introdução e fundamentos da investigação em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional: Investigação em promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida.
CP2 – Da teoria à investigação: Seleção de uma área temática.
CP3 – Questão de investigação.
CP4 – Pesquisa bibliográfica.
CP 5 – Operacionalização de conceitos e variáveis.
CP 6 – Formulação de objetivos e hipóteses.
CP 7 – Seleção e caraterização da amostra.
CP8 – Seleção de medidas de avaliação.
CP9 – Desenhos de Investigação: Estudos observacionais e experimentais.
CP10 – Validade de uma investigação.
CP11 – Preparação do manuscrito para publicação.
CP12 – Preparação da investigação para apresentação.
¿CP13 – Questões éticas.
OA1: Fornecer informação sobre os fundamentos e características básicas da investigação em PTeSO, sobre a análise e crítica metodológica da literatura científica e a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no campo da PTeSO.
OA2: Dotar os estudantes de competências suplementares em investigação de orientação quantitativa, contribuindo para a aquisição de conhecimentos e competências necessários ao desenvolvimento, com rigor e autonomia, de projetos de investigação científica.
OA3: Promover o desenvolvimento de competências nos estudantes que lhes permitam planear de forma autónoma a recolha e análise de dados numa investigação em PTeSO.
OA4: Favorecer a aquisição de conhecimentos acerca dos passos na elaboração de projetos de investigação, bem como da capacidade de reflexão crítica sobre questões e problemas específicos no domínio da investigação em PTeSO pela interpretação crítica de artigos científicos em revistas da especialidade
Obrigatório
As aulas são teórico-práticas. São abordados os conteúdos programáticos, sendo ainda dedicadas à orientação do trabalho individual para avaliação de conhecimentos. Os instrumentos de avaliação foram pensados no sentido de darem continuidade ao saber fazer promovido, consistindo na elaboração de um projeto de investigação com apresentação e discussão em sala de aula. São utilizados os seguintes métodos:
ME1: Aulas teóricas, com recurso ao método expositivo e demonstrativo.
ME2: Aulas práticas, baseadas na resolução de problemas, na análise crítica e reflexiva de artigos científicos e de questões e aulas práticas sobre problemas específicos no domínio da investigação em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional.
M E 3 : T u t o r i a .
ME4: Aprendizagem baseada na internet, através do Moodle
Português
Não
APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington: APA. https://doi.org/10.1037/0000165-000
Cooper, H., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D., & Sher, K. J. (Eds.). (2023). APA handbook of research methods in psychology (2nd ed.), Vol. 1. Foundations, Planning, Measures, and Psychometrics. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000318-000
Cozby, P. C., & Bates, S. C. (2024). Methods in behavioral research. (15th Ed.). McGraw-Hill.
Millward. L (2005). Understanding Occupational and Organizational Psychology (1st. Edition). SAGE.
Nezu, A., Nezu, C., & Weiner, I. (2003). Handbook of psychology. Vol. 9 Health psychology. John Wiley & Sons, Inc.
Pais-Ribeiro, J. L. (2007). Metodologia de investigação em psicologia e saúde. LegisEditora.
Tetrick, L. E., Fisher, G. G., Ford, M. T., & Quick, J. C. (2023). Handbook of occupational health psychology (3rd Ed.). Author.