A unidade curricular Métodos de Investigação I: Métodos Observacionais integra-se num conjunto de unidades curriculares na área dos Métodos de Investigação e Análise de Dados em Psicologia e visa dotar os estudantes de ferramentas para o desenvolvimento de projetos de investigação observacional.
Com base na prática de competências de análise crítica, esta unidade curricular procura motivar os estudantes para a importância da investigação, básica e aplicada, no âmbito da Psicologia.
A par da unidade curricular, são organizadas as Jornadas de Iniciação á Investigação Científica em Psicologia, este ano letivo na sua 10ª edição.
Estas Jornadas, abertas a toda a comunidade, permitem aos Estudantes a participação apresentação formal dos melhores projetos desenvolvidos durante a unidade curricular.
Semestral
CP1 - Introdução e fundamentos da investigação.
CP2 - Etapas do processo de investigação: Da seleção do tema à recolha dos dados.
CP3 - Preparação de um projeto de investigação.
CP4 - Modelos teóricos, formulação de questões de investigação e formulação das hipóteses.
CP 5 - Definição de construtos e operacionalização de variáveis.
CP 6 - Populações e Amostras: Significância e representatividade.
CP 7 - Seleção de medidas: Domínios de avaliação. Qualidades psicométricas.
CP8 - Desenhos de investigação.
CP9 - Validade interna e externa.
CP10 - O protocolo de investigação.
CP11 - Registo e arquivo de dados.
CP12 - Relação entre a investigação e os procedimentos estatísticos para análise de dados.
CP13 - Redação de um projeto de investigação com o formato de artigo científico.
CP14 - Questões éticas na investigação em Psicologia.
CP15 - A prática da investigação científica em Psicologia.
OA1: Fornecer informação sobre os fundamentos e características básicas da investigação em Psicologia, sobre a análise e crítica metodológica da literatura científica e a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no campo da Psicologia.
OA2: Fornecer informação sobre as etapas do desenvolvimento de projetos de investigação, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento de uma investigação.
OA3: Compreender e aplicar os passos da elaboração de projetos de investigação, metodologias de investigação em Psicologia, interpretação crítica de artigos científicos das revistas da especialidade e planeamento, desenvolvimento e redação científica de um projeto de investigação.
OA4: Promover a capacidade de reflexão crítica sobre questões e problemas específicos no domínio da investigação em Psicologia, pela interpretação crítica de artigos científicos das revistas da especialidade.
Obrigatório
ME1: Aulas teóricas, com recurso ao método expositivo e demonstrativo.
ME2: Aulas práticas, baseadas na resolução de problemas, na análise crítica e reflexiva de artigos científicos e de questões e aulas práticas sobre problemas específicos no domínio da investigação em Psicologia.
ME3: Tutoria.
ME4: Aprendizagem baseada na internet, através do Moodle.
Português
Não
APA (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington: APA. https://doi.org/10.1037/0000165-000
Christensen, L. B., Johnson, R. B., & Turner, L. A., (2020). Research methods, design, and analysis (13th Ed). Pearson Education, Inc.
Cooper, H., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D., & Sher, K. J. (Eds.). (2023). APA handbook of research methods in psychology (2nd ed.), Vol. 1. Foundations, Planning, Measures, and Psychometrics. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000318-000
Cozby, P. C., & Bates, S. C. (2024). Methods in behavioral research. (15th Ed.). McGraw-Hill.
Goodwin, K. A., & Goodwin, C. K. (2017). Research in psychology: Methods and design (8th Ed.). Wiley.
Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2014). Research methods in psychology. (10th Ed.). McGraw-Hill.