Esta unidade curricular visa fornecer formação geral, no domínio do conhecimento científico nas áreas da Psicologia da Aprendizagem, numa perspetiva interdisciplinar, sobre os diferentes aspetos que permitem a compreensão desta área do comportamento humano e promover uma sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) de base na área da Psicologia da Aprendizagem.
Semestral
CP1. A Aprendizagem Humana: definição do conceito.
CP2. Tipos de Aprendizagem.
CP3. Fatores de Aprendizagem.
CP4 . A aprendizagem como adaptação.
CP5. A Aprendizagem não-associativa: reflexos, habituação e sensitização.
CP6. A Aprendizagem associativa. Condicionamento clássico: elementos e fenómenos básicos; mecanismos associativos; estados biológicos e emocionais.
CP7. A Aprendizagem Operante. Aquisição e eliminação de respostas; controlo aversivo do comportamento; manutenção do comportamento.
CP8. A aprendizagem observacional: imitação e modelação social.
CP9. Teorias Cognitivas da Aprendizagem.
CP10. A Teoria interaccionista-cultural de Vygotsky.
CP11. A Aprendizagem Humanista de Rogers.
CP12. Aplicações da Psicologia da Aprendizagem em diferentes contextos (educacional, clínico, organizacional).
Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
OA1.Diferenciar os principais conceitos na área da Psicologia da Aprendizagem;
OA2.Reconhecer os diferentes tipos de aprendizagem;
OA3.Identificar os principais fatores de aprendizagem;
OA4.Distinguir a aprendizagem associativa da aprendizagem não-associativa;
OA5.Reconhecer formas de aprendizagem não associativa e associativa;
OA6.Conhecer o condicionamento clássico e o condicionamento operante ou instrumental;
OA7.Compreender como se processa a aprendizagem observacional;
OA8.Discriminar as diversas teorias de aprendizagem;
OA9.Analisar diferentes situações tendo em conta os conhecimentos adquiridos
Obrigatório
Utilização de metodologias ativas como as metodologias PBL (problem based learning), permitir aos alunos a possibilidade de aprenderem numa perspetiva interdisciplinar (STEAM) e utilização de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem.
Português
Não
Mazur, J. (2009): Learning and Behavior. NJ: Prentice Hall.
Ormrod, J. (2011). Human Learning. NJ: Prentice Hall.
Schunk, D.H. (2022). Learning Theories: An Educational Perspective. (8th Edition) Pearson Education Limited.
Scott, D. & Hargreaves, E. (2015). The SAGE Handbook of Learning . Sage Publications.