• 12
  • Esta unidade curricular visa fornecer formação geral, no domínio do conhecimento científico nas áreas da Psicologia da Aprendizagem, numa perspetiva interdisciplinar, sobre os diferentes aspetos que permitem a compreensão desta área do comportamento humano e promover uma sólida formação científica (teórica, técnica e metodológica) de base na área da Psicologia da Aprendizagem.
  • Semestral
  • CP1. A Aprendizagem Humana: definição do conceito. CP2. Tipos de Aprendizagem. CP3. Fatores de Aprendizagem. CP4 . A aprendizagem como adaptação. CP5. A Aprendizagem não-associativa: reflexos, habituação e sensitização. CP6. A Aprendizagem associativa. Condicionamento clássico: elementos e fenómenos básicos; mecanismos associativos; estados biológicos e emocionais. CP7. A Aprendizagem Operante. Aquisição e eliminação de respostas; controlo aversivo do comportamento; manutenção do comportamento. CP8. A aprendizagem observacional: imitação e modelação social. CP9. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. CP10. A Teoria interaccionista-cultural de Vygotsky. CP11. A Aprendizagem Humanista de Rogers. CP12. Aplicações da Psicologia da Aprendizagem em diferentes contextos (educacional, clínico, organizacional).
  • Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam: OA1.Diferenciar os principais conceitos na área da Psicologia da Aprendizagem; OA2.Reconhecer os diferentes tipos de aprendizagem; OA3.Identificar os principais fatores de aprendizagem; OA4.Distinguir a aprendizagem associativa da aprendizagem não-associativa; OA5.Reconhecer formas de aprendizagem não associativa e associativa; OA6.Conhecer o condicionamento clássico e o condicionamento operante ou instrumental; OA7.Compreender como se processa a aprendizagem observacional; OA8.Discriminar as diversas teorias de aprendizagem; OA9.Analisar diferentes situações tendo em conta os conhecimentos adquiridos
  • Obrigatório
  • Utilização de metodologias ativas como as metodologias PBL (problem based learning), permitir aos alunos a possibilidade de aprenderem numa perspetiva interdisciplinar (STEAM) e utilização de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Português
  • Não
  • Mazur, J. (2009): Learning and Behavior. NJ: Prentice Hall. Ormrod, J. (2011). Human Learning. NJ: Prentice Hall. Schunk, D.H. (2022). Learning Theories: An Educational Perspective. (8th Edition) Pearson Education Limited. Scott, D. & Hargreaves, E. (2015). The SAGE Handbook of Learning . Sage Publications.
  • 0
  • 6
  • 2
  • ISMAT394-337
  • Psicologia da Aprendizagem
  • 337
  • 394
  • Psicologia (ISMAT)