A UC Seminários, através de uma série de apresentações levadas a cabo por alumni do
MIA.ISMAT, prepara os alunos para as diversas vertentes da redação e apresentação da dissertação
final, complementares do projecto de arquitectura.
Trata-se de uma UC que segue o preceito de aprender fazendo. O estudante desenvolverá uma série
de exercícios teóricos e práticos relacionados com a metodologia, o processo e o resultado do percurso
de um outro, entendido como estado da arte.
Será requerido ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ouvir e entender uma apresentação, de
discutir publicamente o seu ponto de vista sobre o que viu e ouviu, desde o projecto de dissertação até
ao relato do processo vivido pelo seu colega durante as diferentes fases da investigação pelo projecto,
até ao momento da discussão pública.
Finalmente, para cada apresentação, o aluno deverá redigir uma curta recensão crítica, que será por sua
vez lida e comentada criticamente em sede da aula da UC.
Semestral
Metodologia research by design aplicada à dissertação.
Desenvolvimento de um pensamento crítico, aplicado ao discurso académico, na vertente escrita e
verbal.
Capacidade de estruturação e síntese numa apresentação de dissertação, na fase de discussão pública
e até lá.
Desenvolvimento de técnicas de comunicação, gráfica e oral, numa apresentação de dissertação, na
fase de discussão pública.
Desenvolvimento da capacidade de ouvir e entender uma apresentação, de discutir publicamente o seu
ponto de vista sobre o que viu e ouviu, desde o projecto de dissertação até ao relato do processo vivido
pelo seu colega durante as diferentes fases da investigação pelo projecto, até ao momento da discussão
pública.
Conseguir redigir uma curta recensão crítica, tendo como base as apresentações assistidas durante a
UC.
Conseguir transpor essa aprendizagem para o desenvolvimento do seu próprio plano de dissertação.
Obrigatório
A UC Seminários I é uma disciplina teórico-prática. Nesse sentido, paralelamente ao acompanhamento
personalizado do desenvolvimento dos trabalhos práticos, desde o seu início até à sua apresentação,
existe um prática de docência teórica, onde são abordados temáticas específicas aos exercícios em
curso, em paralelo com alguns dos temas universais da arquitectura.
A participação e assiduidade do aluno torna-se particularmente importante, dado que a síntese por
si construída entre o directamente aplicável ao exercício em curso e a aquisição de conceitos estruturais
à disciplina de arquitectura consiste, finalmente, na totalidade da matéria própria
do projecto/investigação arquitectónicos .
Avaliação contínua com classificação de 0 a 20 valores; será obrigatória a presença do estudante a
70% das horas lectivas; espera-se que o estudante participe activamente nas actividades do
curso organizadas para lá do espaço e tempo restrito da UC, como workshops, cursos livres, visitas de
estudo.
Português
Não
Angrilli, M. (Ed.). (2010). Fare ricerca per il progetto: Città, territorio e paesaggio nella produzione scientifica del dottorato di urbanistica . Pescara e Barcelona: LIStLAB.
Azevedo, M. (2000). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares : Sugestões para estruturação da escrita. Lisboa : Universidade Católica Editora
De Jonge, T.M. & van der Voordt, D.J.M. (Eds.). (2002). WAYS to study and research urban, architectural and technical design. Delft: DUP Science .