• 12
  • A UC Seminários, através de uma série de apresentações levadas a cabo por alumni do MIA.ISMAT, prepara os alunos para as diversas vertentes da redação e apresentação da dissertação final, complementares do projecto de arquitectura. Trata-se de uma UC que segue o preceito de aprender fazendo. O estudante desenvolverá uma série de exercícios teóricos e práticos relacionados com a metodologia, o processo e o resultado do percurso de um outro, entendido como estado da arte. Será requerido ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ouvir e entender uma apresentação, de discutir publicamente o seu ponto de vista sobre o que viu e ouviu, desde o projecto de dissertação até ao relato do processo vivido pelo seu colega durante as diferentes fases da investigação pelo projecto, até ao momento da discussão pública. Finalmente, para cada apresentação, o aluno deverá redigir uma curta recensão crítica, que será por sua vez lida e comentada criticamente em sede da aula da UC.
  • Semestral
  • Metodologia research by design aplicada à dissertação. Desenvolvimento de um pensamento crítico, aplicado ao discurso académico, na vertente escrita e verbal. Capacidade de estruturação e síntese numa apresentação de dissertação, na fase de discussão pública e até lá. Desenvolvimento de técnicas de comunicação, gráfica e oral, numa apresentação de dissertação, na fase de discussão pública.
  • Desenvolvimento da capacidade de ouvir e entender uma apresentação, de discutir publicamente o seu ponto de vista sobre o que viu e ouviu, desde o projecto de dissertação até ao relato do processo vivido pelo seu colega durante as diferentes fases da investigação pelo projecto, até ao momento da discussão pública. Conseguir redigir uma curta recensão crítica, tendo como base as apresentações assistidas durante a UC. Conseguir transpor essa aprendizagem para o desenvolvimento do seu próprio plano de dissertação.
  • Obrigatório
  • A UC Seminários I é uma disciplina teórico-prática. Nesse sentido, paralelamente ao acompanhamento personalizado do desenvolvimento dos trabalhos práticos, desde o seu início até à sua apresentação, existe um prática de docência teórica, onde são abordados temáticas específicas aos exercícios em curso, em paralelo com alguns dos temas universais da arquitectura. A participação e assiduidade do aluno torna-se particularmente importante, dado que a síntese por si construída entre o directamente aplicável ao exercício em curso e a aquisição de conceitos estruturais à disciplina de arquitectura consiste, finalmente, na totalidade da matéria própria do projecto/investigação arquitectónicos . Avaliação contínua com classificação de 0 a 20 valores; será obrigatória a presença do estudante a 70% das horas lectivas; espera-se que o estudante participe activamente nas actividades do curso organizadas para lá do espaço e tempo restrito da UC, como workshops, cursos livres, visitas de estudo.
  • Português
  • Não
  • Angrilli, M. (Ed.). (2010). Fare ricerca per il progetto: Città, territorio e paesaggio nella produzione scientifica del dottorato di urbanistica . Pescara e Barcelona: LIStLAB. Azevedo, M. (2000). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares : Sugestões para estruturação da escrita. Lisboa : Universidade Católica Editora De Jonge, T.M. & van der Voordt, D.J.M. (Eds.). (2002). WAYS to study and research urban, architectural and technical design. Delft: DUP Science .
  • 0
  • 5
  • 5
  • ISMAT367-189
  • Seminário
  • 189
  • 367
  • Arquitetura [ISMAT]