A Pedagogia do Desporto tem como propósito a abordagem pedagógica do Desporto, tomado como elemento da cultura, no processo geral de educação e formação do ser humano. Ajuda os profisisonais a identificar as competências exigidas no mundo do desporto que podem ser transferidas para outros ambientes, criando oportunidades para se utilizarem essas competências em diferentes contextos, fornecendo-lhes suporte e encorajamento para assim procederem. Logo, a Unidade Curricular (UC) de Pedagogia do Desporto é de extrema importância na Licenciatura em Ciências do Desporto, seja numa perspectiva de aquisição de conhecimentos e competências relacionados à futuros professores na área da Educação Física ou Desporto, sendo a base para o ensino de qualquer área.
Semestral
CP1: Enquadramento conceptual da Pedadogia do Desporto;
CP2: Os Valores, a Educação da Ética e da Moral no Contexto do Desporto (Carta Ética Desportiva e espírito desportivo);
CP3: O processo Pedagógico e o Desenvolvimento do Atleta;
CP4: A Intervenção Pedagógica (Gestão do tempo, comunicação, intrução, demonstração, feedback, avaliação, planeamento);
CP5: O Papel dos Pais na prática desportiva dos jovens.
OA1: Pesquisar e conhecer a mais recente investigação científica nacional e internacional no âmbito da Pedagogia do Desporto e da Educação Física;
OA2: Promover o desenvolvimento pessoal do aluno, no âmbito profissional da sua futura área de intervenção, através de competências de pesquisa, análise sistemática, seleção de informação e atitude de melhoria e inovação da qualidade da relação ensino/aprendizagem;
OA3: Intervir pedagogicamente no processo de ensino e aprendizagem ao nível do planeamento, execução e avaliação, adequando os conteúdos à especificidade do público-alvo, na persecução dos objetivos propostos;
OA4: Obter responsabilização e perfil ético/deontológico enquanto futuro profissional;
OE5: Capacidade de efetuar uma autoanálise da sua intervenção pedagógica, no processo ensino-aprendizagem, e de autorreflexão que contribua para a sua autoformação e progresso pessoal;
OE6: Desenvolvimento de competências comunicacionais e de liderança para melhor chegar aos clientes/utentes.
Obrigatório
As metodologias incluem: (i) aulas teóricas (AT), de caráter expositivo, com o auxílio de meios áudio visuais; e, (ii) aulas teórico-práticas (ATP), com leitura de artigos científicos, aplicação de critérios de referência para a classificação de diversas variáveis, experiência prática na condução de ensino e resolução de problemas/casos. O conhecimento subjacente às AT é reforçado nas ATP (a aplicação dos conteúdos teóricos em exemplos práticos é essencial neste processo). O sistema b-learning será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os documentos de apoio ao trabalho individual fiquem disponíveis para o estudante. A avaliação de conhecimentos rege-se pelo regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISMAT. O regime de avaliação contínua implica a presença ativa do aluno no mínimo em 75% das aulas de cada bloco. A nota final desta UC será obtida pelo somatório de duas componentes de avaliação: componente teórica (50%) e componente prática (50%).
Português
Não
Bertrand, Y. (2011). Teorias Contemporâneas da Educação. (2ª edição). Lisboa: Coleção Horizontes Pedagógicos, ISBN: 9789727713981.
Franco. S. (2009). Comportamento observado, perceção, preferência e satisfação dos praticantes (Tese de Doutoramento). Universidade de Lleida, Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya.
Pereira, P. (2011). Processos Psico-Pedagógicos da Aprendizagem (Na Educação Física). Lisboa: Lusociência, ISBN: 9789728930769.
Rosado, A. & Mesquita, I. (2011). Pedagogia do Desporto. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, ISBN: 9789727351633.
Tani, G., Bento, J. O., Petersen, R. D S. (2006). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, ISBN: 9788527712422.