• 12
  • A UC permitirá aos alunos, no final do semestre, explicar a importância das tecnologias de informação no sector do Turismo e da Hospitalidade. Conhecerão as diferentes tecnologias disponíveis e saberão selecionar aquelas que melhor respondem às necessidades de cada caso.
  • Semestral
  • 1. As Tecnologias da Informação (TI) na sociedade da informação e conhecimento - Perspectivas sobre os impactos das TI - Alteração das estruturas organizacionais e hábitos - A importância da informação - As TI estão a realizar funções anteriormente desempenhadas por seres humanos 2. Infraestruturas de TI - Componentes da infraestrutura de hardware - Plataformas de software - Plataformas móveis I- nternet e redes de computadores 3. Aspetos sociais, éticos e legais das TI 4. Tecnologias emergentes e disruptivas 5. Ferramentas de suporte ao trabalho no contexto da licenciatura.
  • No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: Explicar a influência das tecnologias de informação na sociedade, nas organizações, nas comunidades e a nível individual Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e saber selecionar de acordo com as necessidades Descrever as tendências e perspectivas de evolução das tecnologias de informação no contexto da licenciatura Analisar as vantagens da utilização das diferentes tecnologias de informação no contexto da licenciatura Conhecer as aplicações das tecnologias de informação na resolução de problemas Compreender os aspetos sociais, éticos e legais da utilização das TI em diferentes contextos Utilizar as ferramentas de suporte ao trabalho a desenvolver no contexto da licenciatura.
  • Obrigatório
  • Utiliza-se o método expositivo-ativo para a lecionação dos conteúdos, complementado com o visionamento de vídeos e a análise e discussão de artigos e casos de estudo. Algumas aulas serão reservadas para apresentações de empresas visando os tópicos lecionados e, em particular, de soluções e aplicações de TI utilizadas no mercado. Nas aulas de natureza prática, utiliza-se uma metodologia de ensino-aprendizagem tutorial, assente em dois pilares: a) treino com exercícios práticos comuns; b) aplicação a trabalhos próprios. A avaliação será contínua e composta por vários instrumentos de avaliação. Todos os elementos de avaliação realizados em suporte informático terão de ser entregues ao docente através da ferramenta Moodle. Os Instrumentos serão: Realização de trabalhos de grupo em aula (25%); Realização individual de prova escrita final (25%); Assiduidade e presenças (20%); Realização de trabalho de grupo (10%); Avaliação individual da apresentação do trabalho de grupo (20%)
  • Português
  • Não
  • - LANDON, K. e Laudon, E. (2016). Management Information Systems ? Managing the Digital Firm. England: Pearson Edition Education Limited. - WILLIAMS, B. e Sawyer, S. C. (2015). Using Information Technology. USA: McGrawHill Higher Education. - MARQUES, P., Costa, N. (2013). Word 2013 fundamental, FCA. - JESUS, C. (2011). Exerci¿cios de Word 2010 & 2007, FCA. - BENCKENDORFF, P. J., Sheldon, P.J., Fesenmaier, D.R. (2014). Tourism Information Technology. CABI Tourism  
  • 0
  • 5
  • 1
  • ISMAT6029-21621
  • Tecnologia e Sistemas de Informação no Turismo
  • 21621
  • 6029
  • Gestão do Turismo (ISMAT)