• Não
  •  A Anatomia pretende que os estudantes adquiram conhecimentos anatómicos e funcionais dos animais domésticos (carnívoros, ruminantes, equinos e suínos) e aves.
  • Semestral
  • A frequência a pelo menos 60% das aulas é obrigatória.Os alunos cujo estatuto preveja a não obrigatoriedade de assistência às aulas, estão sujeitos à apresentação da justificação de falta à prova e à aprovação de uma prova complementar prática, cujo peso será de 50% sobre a média ponderada da avaliação.

     

    A classificação da unidade curricular corresponde à média aritmética da componente teórica (50%) e da componente prática (50%).

    Descrição 

    Ponderação

    Avaliação da componente teórica

    50%

    Avaliação da componente prática

    50%

    Para aprovação em regime de avaliação contínua intercalar ou exame final, o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores a cada componente.

     

    Modalidades de Avaliação da componente teórica:
    - Avaliação continua intercalar: provas escritas
    - Exame final: 1 prova escrita


    Modalidades de Avaliação da componente prática:
    - Avaliação continua intercalar: provas escritas 
    - Exame final: 1 prova escrita/oral

     

    As provas escritas apenas serão consideradas para correção quando preenchidas a caneta e com a identificação do aluno completa. Durante as provas é estritamente proibido a consulta, logo não é permitido que alunos possuam qualquer material de consulta (apontamentos, telemóvel, computador, relógio, ipad, etc) mesmo que desligados.

  • 1. Osteologia dos animais domésticos e aves 2. Artrologia e sindesmologia dos animais domésticos 3. Tegumento comum dos animais domésticos 4. Miologia, angiologia e neurologia dos animais domésticos 5. Esplancnologia dos animais domésticos
  • - Compreender a importância da nomenclatura anatómica veterinária na designação de estruturas anatómicas dos animais domésticos; - Compreender a anatomia dos animais domésticos.  
  • Obrigatório
  • Privilegia-se a utilização de metodologias ativas (“aula invertida”, “aprender fazendo”, etc) em combinação com o ensino tradicional. A avaliação formativa é realizada em vários momentos das aulas, através de aplicações como "mentimeter", "whiteboard", “socrative” o que permite diagnosticar as necessidades dos alunos, de forma contínua, para melhor orientação. Promove-se a discussão de exercícios. Para a "aula invertida" são disponibilizados vídeos na plataforma “educast” (Anatomia Veterinária https://educast.fccn.pt/vod/channels/1c2yq1rahy?locale=pt) para consulta dentro e fora da sala de aula. Utilização de vários tipos de recursos alternativos ao ensino tradicional de anatomia, nomeadamente modelos, plastinados, softwares, atlas virtuais e uma mesa de disseção virtual.
  • Português
  • Barone R. 2020. Anatomie compare¿e des mammife¿res domestiques, Tome 1, Ostéologie (6ªed.). Lyon: Vigot Frères.   Dyce KM, Sack WO, Wensing CJG. 2010. Textbook of Veterinary Anatomy. Saunders, Elsevier.   Evans HE, Miller M E. 2013. Miller's anatomy of the dog (4th ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.  
  • 4
  • 0
  • 6
  • 1
  • IPLUSO6170-10235
  • Anatomia
  • 10235
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]