• Não
  • A unidade curricular de Citologia e Histologia estuda as células e tecidos do corpo, com o auxílio de microscópios, de forma a compreender a constituição dos orgãos. Nas aulas práticas o microscópio ótico é utilizado para observar os vários tecidos.
  • Semestral
  • Avaliação contínua:
    Teórica:

    Descrição

    Ponderação

    Avaliação da componente teórica

    50%

    Avaliação da componente prática

    50%

     

    Modalidades de Avaliação da Componente Teórica:

    • Avaliação contínua: 2 testes (100%)
    • Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua

    Modalidades de Avaliação da Componente Prática:

    • Avaliação continua: 2 testes (60%) + 2 apresentações em grupo (40%). 
    • Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua. Poderá ser oral ou sob a forma de teste escrito.

    A metodologia de avaliação segue as regras do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos dos Cursos do IPLuso, especificando-se em particular que:

    Regime de avaliação contínua:

    Para aprovação em regime de avaliação contínua, o aluno deve obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores, sendo que:

    • Para a aprovação na componente teórica o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
    • Para a aprovação na componente prática o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
    • A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).
    • É obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas programadas*.

     

    Regime de exame:

    Para aprovação em regime de exame, o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada componente (teórica e prática) e na classificação final, sendo que:

    • A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).
    • É obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas programadas*.

     

    * Excetuam-se os alunos com Estatuto de Trabalhador-Estudante e outros aplicáveis. Para estes casos, é aplicado um regime suplementar de avaliação, para aferição de conhecimentos, que pode incluir trabalhos adicionais, prova escrita e/ou oral, definido pelo docente. A esta avaliação é atribuída um peso de 50% da classificação da componente prática.

  • Técnica histológica e técnica citológica: tecidos e células, processamento de tecidos e principais colorações. Microscópio: o microscópio como principal instrumento de estudo das células e tecidos. Célula animal: reconhecimento da morfologia e constituintes da célula. Tecido epitelial: tecido epitelial de revestimento e glandular. Tecido conjuntivo: células do tecido conjuntivo e matriz extracelular. Tecido conjuntivo propriamente dito, tecido adiposo, tecido ósseo, tecido cartilagíneo e sangue. Tecido muscular: músculo liso, músculo estriado esquelético e músculo cardíaco. Sistema circulatório: generalidade. Coração. Tecido nervoso: células do tecido nervoso e funções. Sistema nervoso: generalidade. SNC e SNP Aparelho digestivo: generalidades. Esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Figado e pâncreas. Aparelho respiratório: generalidades. Traqueia e pulmão. Pele Aparelho urogenital: generalidades. Rim, bexiga, ovário, útero e testículos.
  • Com o decorrer da presente unidade curricular pretende-se que o estudante adquira conhecimentos que lhe permitam: 1. Conhecer a técnica de recolha de amostras citológicas, bem como o seu armazenamento ou a sua preparação e quais as técnicas de coloração mais utilizadas. 2. Conhecer os procedimentos de recolha, armazenamento e envio de amostras histológicas para laboratório. 3. Compreender a metodologia utilizada na preparação de células e tecidos a serem estudados por microscopia óptica e microscopia eletrónica. 4. Conhecer os diversos tipos de microscópios e quais as aplicações para cada um. 5. Saber manusear corretamente um microscópio óptico, incluindo a utilização de objetivas de imersão. 6. Conhecer a estrutura e a ultrastrutura das células e dos tecidos dos animais, com interesse veterinário. 7. Saber relacionar os diferentes tecidos de maneira a conseguir identificar os órgãos. 8. Estabelecer uma relação entre a morfologia e a função das células, dos tecidos e dos orgãos do organismo.
  • Obrigatório
  • No sentido de estimular o entusiasmo dos alunos pela matéria e o seu envolvimento nas aulas, são implementadas atividades de "active learning/problem-based learning", questões de aula e dinâmicas de grupo com lâminas digitalizadas. Estas abordagens, para além de envolverem os alunos na sua aprendizagem, auxiliam também na aplicação e consolidação dos conhecimentos e conteúdos programáticos e o ambiente na sala de aula é mais estimulante e produtivo. As avaliações formativas são usadas para apoiar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. O feedback facilitado por avaliações formativas possibilita ao professor a adequação do ensino às necessidades dos alunos, considerando as suas características, dificuldades e lacunas individuais. Permite também ao professor fornecer feedback aos alunos, que podem assim autorregular o seu estudo e orientar os seus próprios processos de aprendizagem diretamente. Algumas das ferramentas digitais utilizadas são mentimeter, socrative e kahoot.
  • Português
  • - Junqueira, L.C.; Carneiro, J. (2017). Histologia Básica: texto e atlas (13th ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. - Mescher, A. (2018). Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas (15th ed.). New York: McGraw-Hill Education. - Monteiro, M. e Faísca, P. (2010). Atlas digital de Citologia e Histologia Veterinária I. - Eurell, J.A.; Frappier, B.L. (2006). Dellmann's Textbook of Veterinary Histology (6th ed.). Iowa: Blackwell Publishing. - Bacha, W. J. (2012). Color atlas of veterinary histology (3th ed.). New Jersey: Wiley-Blackwell.
  • 4
  • 0
  • 5
  • 1
  • IPLUSO6170-6012
  • Citologia e Histologia
  • 6012
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]