• Não
  • Unidade Curricular de iniciação às práticas do desenho de observação e exploração de linguagens e técnicas de representação.  
  • Semestral
  • A avaliação dos conhecimentos e competências traduz uma ponderação que tem em conta a participação e acompanhamento efetivo do aluno em aula, o volume de trabalho desenvolvido e empenho, a resposta adequada aos exercícios propostos e a qualidade do desempenho, aferidos em três níveis:

    - 10%. Avaliação contínua: pontualidade, participação e assiduidade (75%) cujo incumprimento obriga ao exame. contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas;
    - 80% Avaliação periódica (2 momentos: 30% 1ª avaliação periódica; 50% 2ª avaliação periódica);

    10% Diário gráfico: exploração autoral do desenho (mínimo 20 desenhos).

    Critérios avaliação periódica:
    . 10% Exercícios de libertação de constrangimentos (libertação do gesto e fluência gráfica);  15% Exercícios de exploração da linguagem gráfica (exploração de materiais riscadores e suportes de inscrição);
    . 15% Qualidades da forma (estrutura, escala e volume);
    . 15% Aspetos construtivos do desenho (proporção estrutura e direção);
    . 15% Volumetria (claro/escuro, modelação e caracterização volumétrica);
    . 10% Perspetiva linear, sombras próprias e sombras projetadas;
    . 10% Escala, Enquadramento e Composição;
    . 10% Enunciados extra-aula (2 exerci¿cios)¿.

    O exame de recurso é constituído pela entrega de todos os exercícios do semestre (50%) e da apresentação do exercício de exame (50%).

  • Introdução ao Desenho como prática artística autónoma com exercícios de observação que exigem a exploração de media próprios do desenho, a aprendizagem de processos e projecto autoral, incidindo em técnicas manuais e sempre a partir da observação directa:  - Exercícios de libertação de constrangimentos  (libertac¿a¿o do gesto e flue¿ncia gra¿fica); - Desenho de observac¿a¿o direta; - Domi¿nio dos instrumentos riscadores e explorac¿a¿o de diferentes te¿cnicas de desenho (secas, hu¿midas e mistas); - Explorac¿a¿o de materiais atuantes, instrumentos riscadores e suportes menos convencionais; - Exercícios diagramáticos ; - Exercícios de volumetria; - Perspetiva linear, sombras próprias e sombras projetadas; - Noc¿a¿o e aplicac¿a¿o adequada de escala, enquadramento e composic¿a¿o; - Projeto Pessoal: Diário Gráfico (2 desenhos por semana) 
  • Esta UC tem como objetivo:  -  Identificação, o reconhecimento e a aplicação das terminologias básicas do desenho, das suas ferramentas e dos seus métodos, de modo pertinente e adequado; - Desenvolvimento do desenho como instrumento de pensamento e o apuramento da acuidade perceptiva e visual; - Compreensão do desenho como relação mecânica entre a percepção (olhar) e representação (mão); - Identificação do conceito de percepção espacial e a sua representação. Noções de tamanho (escala e proporção), de distância (amplitude e profundidade), de mapeamento e medição, de cheio e vazio, de linha e mancha; - Identificação e distinção entre as estratégias de actuação do desenho: esquisso, esboço, estudo, de projecto, acabado, ilustrativo; - Compreensão, analise e representação da anatomia da forma, estrutura e volume; - Explorar o potencial gra¿fico de instrumentos riscadores e materiais atuantes e o seu comportamento em diferentes suportes; - Desenvolver ha¿bitos de trabalho auto¿nomo.  
  • Obrigatório
  • Apresentação dos exercícios com demostração de exemplos e de metodologias; análise críttica no final das aulas sobre todo o trabalho realizado. Maioritariamente, os exerci¿cios sa¿o fundados no desenho de observação de modelos tridimensionais (elementos naturais, natureza morta, objetos, espaços e corpo). Todas as te¿cnicas apresentadas antecedem o exercício com uma apresentação teórica e referências visuais, onde são explicitados os objetivos a atingir. Em exercícios específicos será usado o recurso fotografia e desenho de memória. Na globalidade os conteúdos e trabalhos propostos promovem a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão gráfica. A orientação é contínua e individualizada. Privilegia-se a relação tutorial. No final da aula os alunos são sempre convidados a observar os trabalhos dos colegas. Os momentos de avaliação são realizados através de uma exposição do conjunto de trabalhos realizados.
  • Português
  • .BAMMES, Gottfried (1991), L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra.  .EDWARDS, Betty (1984). Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume.  .EDWARDS, Betty (2000), Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid: Urano.  .GOLDSTEIN, Natham (1992), The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall.  .GÓMEZ Molina, Juan José (coord.) (1995), Las lecciones del dibujo. Madrid: Édiciones Cátedra  .MOREAUX, Arnold (1988), Anatomia artística. Madrid: Ediciones Norma.  .NICOLAIDES, Kimon (1969), The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin.  .SMAGULA, Howard J. (1992), Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education.  .WONG, Wucius (1998), Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes   
  • 4
  • 0
  • 6
  • 1
  • IPLUSO6330-23159
  • Desenho de Representação I
  • 23159
  • 6330
  • Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)