• Não
  • Disciplina da área do marketing, fundamental na compreensão dos mercados onde as empresas atuam
  • Semestral
  •  

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    7-01-2026

    50%

    1º Trabalho

    29-10-2025

    20%

    2º Trabalho

    10-12-2025

    30%

     

     

     

  • 1. A informação e a decisão 2. As fontes de dados – o SIM 3. Estudos de mercado – tipos e processos 4. O design do estudo de mercado 5. A implementação do estudo de mercado 6. Amostragem 7. A dimensão da amostra 8. Definição de métodos: questionário e entrevista 9. A recolha dos dados 10. Software de apoio 11. Análise e interpretação de dados 12. Preparação e elaboração de relatórios 13. Aplicações de estudos de mercado
  • Os objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos relacionados com os estudos de mercado. - Caraterizar o design de um estudo de mercado. - Apresentar as técnicas inerentes aos estudos de mercado enquanto instrumento de recolha, tratamento e apresentação da informação. - Utilizar software específico de apoio à realização de estudos de mercado. - Identificar os aspetos principais de um relatório final de estudo de mercado.
  • Obrigatório
  • - Aula Invertida - PBL – Problem Based Learning
  • Português
  • Clow, Kenneth, Karen E. James (2011). Essentials Of Marketing Research Putting Research Into Practice, Sage Publications Inc. Mcgivern, Yvonne (2013). The Practice Of Market Research. Pearson Education Limited. Pessoa Lopes, J. L. (2011).Fundamental dos Estudos de Mercado. Edições Sílabo. Vicente, Paula (2012). Estudos de Mercado e de Opinião. Edições Sílabo. Frade, R. & Vieira, J. (2024). Plano Comercial de Vendas. Conceção, organização e gestão. Edições Sílabo. Lisboa.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 2
  • ISLA Santarém6013-5029
  • Estudos de Mercado
  • 5029
  • 6013
  • Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)