Farmacognósia e Fitoquímica
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Quimica Aplicada; Quimica Farmacêutica Orgànica; Farmacologia e Toxicologia
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
1ºTeste de avaliação Teórico
dd-mm-yyyy
25%
2ºTeste de avaliação Teórico dd-mm-yyyy 25% Avaliação do caderno de laboratório
dd-mm-yyyy
25%
Teste Prático
dd-mm-yyyy
25%
A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T) e na componente prática (PL). A componente escrita consta de duas frequências escritas e é relativa aos conteúdos teóricos. A classificação mínima em cada frequência é de 8 valores. A componente prática consta de 2 momentos de avaliação práticos (Caderno Laboratorial e Teste Prático realizados durante as aulas práticas. Cada um destes momentos a classificação mínima é de 8 valores. A classificação final tem de ser igual ou superior a 9,5 valores A classificação final é calculada apartir da seguinte fórmula: CF = 0,50 T + 0,50 PL. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valorponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
- 1. Introdução à Farmacognosia. 2. Introdução à Fitoquímica. Sistematização biogenética dos produtos naturais. 3. Produção de matéria-prima vegetal. Boas práticas Agrícolas. 4. Métodos de processamento de plantas medicinais nas Farmacopeias Europeia e Americana. Descrição dos métodos para dispensa de plantas de acordo com aFarmacopeia Chinesa. 5. Metabolismo Primário. Estudo dos principais constituintes do metabolismo primário: Glúcidos, Proteínas e Lípidos. Derivados metabólicos: Glicosidos cianogénicos,Aminoglicosidos, Hormonas e Toxinas peptídicas. 6. Metabolismo Secundário. Estudo dos metabolitos secundários: 7. Estudo da relação estrutura-atividade- métodos In Vitro, computacionais In Silico e métodos In Vivo. 8. Ensaios Pré-clínicos e Clínicos. Cochrane para terapias alternativas e complementares. 9. Controlo de Qualidade no Dispensário (físico-químico, microbiológico e radiológico). Métodos Analíticos. Tipos de extratos e Marcadores. Estabilidade e Prazo devalidade.
- - Dominar os fundamentos de botânica necessários para reconhecer as caraterísticas de plantas medicinais mais correntemente utilizadas no ocidente e no oriente. - Conhecer as etapas de produção de matéria-prima vegetal para aplicações na saúde. - Conhecer as técnicas de processamento galénico das plantas para fins medicinais, de acordo com as Farmacopeias da UE, EUA e Chinesa. - Compreender a natureza (fito) química das plantas e da sua relação com a biogénese e taxonomia botânica. - Relacionar a composição de uma preparação em função do tipo de processamento físico-químico. - Relacionar o efeito fisiológico e/ou terapêutico de cada planta /parte de planta em função das caraterísticas fitoquímicas - Conhecer os critérios gerais de avaliação da Qualidade, Segurança e Eficácia no Dispensário. - Familiarizar com os Herbários.
- Obrigatório
- Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
- Português
- Cunha, A.P. , Pereira da Silva, A., Costa, M.C., Roque, O.R., Cunha, H.P., Cunha, M.P. (2017, outubro). Manual de Plantas Medicinais- Bases Clínicas e Farmacológicas, ISBN: 9789725766637. Edição ou reimpressão: 10-2017, Editor: Dinalivro, Lisboa Heinrich, M., Barnes, J., Gibbons, S., Williamson, E. M. (2012). Fundamentals of Pharmacognosy and Phytotherapy. 2th. Ed. Elsevier. Upton, R., Graff, A., Huntstone-Joliffe, G. (2011). American Herbal Pharmacopoeia: Botanical Pharmacognosy ¿ Microscopic Characterization of Botanical Medicines. CRCPress.
- 4
- 0
- 5
- 2
- IPLUSO4003-19583
- Farmacognósia e Fitoquímica
- 19583
- 4003
- Farmácia (L) (IPLUSO)