• Não
  • Estudo do contexto histórico e social da ilustração (imagem ilustrada) enquanto forma de expressão visual.
  • Semestral
  • A avaliação é continua, intercalar e final e realiza-se com base em:

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Tarefas individuais realizadas na aula ou a partir do que acontece na aula e
    que se relacionam prioritariamente com os seus conteúdos, ex. relatórios sobre
    documentários, resumo de palestra; resolução de exercícios sobre os conteúdos
    programáticos da UC., etc.

    ao longo do semestre

    20%

    1º teórico- projecto prático (em grupo), desenvolvido fora da
    aula, com data de entrega definida nos enunciados das propostas de trabalho,
    (com apresentação oral incluída);

    dd-mm-yyyy

    30%

    2º teórico-projecto prático (individual), desenvolvido fora da
    aula, com data de entrega definidas nos enunciados das propostas de trabalho,
    (com apresentação oral incluída);

    dd-mm-yyyy

    40%

     

    A nota mínima para aprovar são 10 (dez) valores.
    Trabalhos com elementos com cópia parcial ou na íntegra, sem a devida citação, ou realizados através do uso de programas de inteligência artificial não serão aceites,
    tendo uma classificação de 0 (zero) valores.
    A não presença, o não cumprimento dos exercícios, a cópia dos mesmos, ou a sua execução através de sites de inteligência artificial, implica fazer o Exame de
    Recurso (notas negativas ou melhoria de nota), ou Exame de Época Especial (com regulamento próprio, ex. alunos trabalhadores-estudantes).
    Cabe ao aluno a apresentação de todos os exercícios realizados durante o semestre, e teste oral/escrito ou exercício lançado no dia do exame.
    Alunos regulares: 75% presenças obrigatórias em aula, avaliações presenciais e obrigatórias.

    Alunos trabalhadores-estudantes: 30% presenças obrigatórias em aula e avaliações presenciais e obrigatórias.

     

  • Descrição dos conteúdos ARTE E ILUSTRAÇÃO Ilustração como disciplina. Conceitos: ilustração e ilustrador. Práticas de ilustração. Relação com as Artes e o Design HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO MUNDIAL Génese. Pré-História e sociedades sem escrita. Técnicas, função e integração social. Evolução na Antiguidade e Idade-Média. Renascimento. Revolução de Gutenberg: produção e integração da ilustração. Suportes, técnicas e campos de descoberta. Época Vitoriana. Pré-Modernismo. A diversificação e importância de projetos editoriais. O livro para crianças. Contextos editoriais no século XX. Modernismo e desenvolvimento do projecto de edição. Conceitos de forma, correntes artísticas e respectivos estilos. Identidade artística. A contemporaneidade. Questões em aberto. O livro objeto e o livro de artista.   HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA História, autores e domínios de acção da ilustração em Portugal. Ligação com as diversas correntes e experiências internacionais.
  • Esta UC visa contextualizar a ilustração enquanto forma de expressão visual, analisando as suas raízes e fundamentos. Estudar qual o papel do ilustrador, quais os meios de inscrição e apoio, como evoluiu a profissão ao longo do tempo – da história da arte – numa análise de referência e fatores socioculturais. Realizar análise da expansão da Ilustração em Portugal. Compreender qual a importância da imagem no contexto histórico e social, especificamente a evolução da imagem ilustrada nas suas mais diversas manifestações e contextos. Identificar as diversas fases históricas da ilustração, desde as primeiras tentativas de criar uma narrativa até à contemporaneidade, as suas técnicas, e um número alargado de autores representativos desta cronologia. Visa ainda desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e organizado, capacitar os alunos para realizar pesquisas e desenvolver argumentação descritiva, bem como promover a comunicação e trabalho em pares.
  • Obrigatório
  • Esta UC tem uma metodologia teórica através de exposição oral interativa com recurso a meios audiovisuais, intercalando com lançamento de questões, aulas de debate, exibição de documentários, com o objetivo de promover a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, visa também preparar para a literacia na área da ilustração, com a aquisição de conhecimentos genéricos sobre história da ilustração. Enquanto procedimentos de investigação a UC estimula o Project-Based Learning, sendo atribuídas determinadas tarefas ou questões a investigar, sendo disponibilizados aos alunos enunciados explicativos dos projetos, bem como os critérios de avaliação. Estes projetos podem ser realizados através de projetos colaborativos ou individualmente consoante o projeto. A aprendizagem com especialistas é também valorizada, recebendo (presencial ou online), a convite, artistas e especialistas, para promover o diálogo em grupo, o pensamento reflexivo e a partilha de experiências.
  • Português
  • Bland, D. (1969). A History of Book Illustration (2d ed.) Darton, F. J. H. (1931). Modern Book © Illustration in Great Britain and America. The Studio limited. Heck, J. G. (1979). The Complete Encyclopedia of Illustration. James, P. (1947). English Book Illustration, 1800-1900. Penguin Books, London Klemin D. (1970). The Illustrated Book. NY: Bramhall House Lobo, T. (2010). Ilustração em Portugal I – 1910 a 1940. Vade Edições, Lisboa. Male, A. (2007). Illustration: A Theoretical Contextual Perspective. AVA Publishing S.A., Lausanne. Melot, M. (1984). The Art of Illustration. ‎Rizzoli; First Edition Wigan, Mark. (2009). The Visual Dictionary of Illustration. AVA Publishing S.A., Lausanne. Zeegen, Zawrence. / Crush (2005). The Fundamentals of Illustration. AVA Publishing S.A., Lausanne.  
  • 4
  • 0
  • 4
  • 1
  • IPLUSO6330-23162
  • História Aplicada às Técnicas de Ilustração
  • 23162
  • 6330
  • Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)