Ilustração pela Fotografia
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Desenvolver a ilustração e o desenho a partir da fotografia.
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
- Descrição dos conteúdos A imagem fotográfica - conceitos e fases desde a captação à reprodução: Máquinas ópticas e as suas aplicações no desenho. Exemplos históricos. Captação analógica - captação em película e papel + laboratório analógico - interferências de luz e química. Exemplos históricos. Captação digital - potencial da captação digital (câmara e scanner) + uso de processadores de imagem digital. A imagem impressa - material plástico; impressão, recorte e colagem. Exemplos. Fotografia em estúdio Aprendizagem sobre as bases da câmaras, iluminação, refletores, movimento, fotografias interior e exterior, e edição de fotografia. Desenvolvimento de ilustrações pela fotografia como resposta a desafios.
- Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades individuais de forma a estarem aptos a conceber, planear e executar trabalhos na área da ilustração, recorrendo à fotografia ou a estratégias derivadas do universo fotográfico. Para tal são familiarizados com esse mesmo universo e as suas possibilidades plásticas, sendo introduzidos à prática da fotografia e a um leque de abordagens à ilustração distintas desenvolvidas por diferentes artistas e fotógrafos, procurando compreender o que está por trás das imagens produzidas.
- Obrigatório
- Esta disciplina pretende encorajar e apoiar os alunos no desenvolvimento de trabalho através de três metodologias distintas: 1) Aulas teórico-práticas em que serão apresentadas, analisadas e discutidas diferentes estratégias de produção de imagens; realização de exercícios; 2) Tutorias no sentido de orientar os alunos na concepção e planeamento dos seus projectos; apoio individualizado aos projectos em desenvolvimento; 3) Criticas de grupo em que alunos terão a oportunidade de partilhar, confrontar e discutir as suas opções em conjunto com restantes alunos e docente. Na época de avaliação contínua, os alunos são apoiados no desenvolvimento conceptual e prático de exercícios práticos e posterior portfólio digital. Avaliação contínua (obrigatório 75%): Assiduidade, participação nas aulas = 20% Exercícios práticos = 70% (totalidade) Portfolio Final da Disciplina = 10% Exame: Trabalho teórico = 20% Exercícios práticos do semestre = 70% Portfolio Final da Disciplina = 10%
- Português
- BAKER, George (2005). Photography's Expanded Field, October 114, Fall 2005, pp.120-40 CHILD, J. (2008). Studio Photography, Essential Skils. Focal Press: Massachusetts. FREEMAN,Michael (2005). Luz; Iluminação, col, Manual de Fotografia Digital, ed, Centralivros, Lisboa FÜSSLIN, Georg; 25 Years of Collecting Optical Toys & Pre-cinema; FÜSSLIN Verlag, (2014). ISBN 3940769010, 9783940769015 Máquinas de mirar - O cómo se originan las imágenes. edición española, Consejería de Cultura, Centro Andaluz de Arte Contemporáneo (CAAC).ISBN 978-84-8266-859-8. MACLEOD,Steve (2008). Post-Production, Colour, col.basics photography, ed, AVA Publishing, Switzerland. RUSSOTTI, P.; ANDERSON, R. (2010). Digital Photography Best Practices and Workflow. Focal Press: Massachusetts
- 4
- 0
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- IPLUSO6330-23158
- Ilustração pela Fotografia
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- Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)