• Não
  • Nada a referir.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação/Frequência

    05-01-2026

    60%

    Trabalho

    17-11-2025

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. Linguagem e comunicação - Língua e linguagem - Uso da língua enquanto atividade social - A atividade verbal como forma de ação - Competência comunicativa - Princípios que guiam a comunicação verbal: o princípio de cooperação e as máximas conversacionais - O dito e o implícito - Uso da língua e contexto situacional 2. A comunicação oral - Particularidades da oralidade - Processos de comunicação oral - Exposição - Entrevista - Reunião 3. A comunicação escrita - Tratamento de problemas de pontuação, acentuação, ortografia e as regras do processamento de texto - Produção escrita - A estrutura da frase - Período - Parágrafo 4. Processos de comunicação escrita - Texto académico vs. texto não académico - Texto utilitário de natureza administrativa: convocatória; carta; nota de serviço; relatório; memorando; ata; curriculum vitae
  • Os obetivos da unidade curricular são: -Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Portuguesa (LP). -Aplicar conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos. Dar continuidade ao estudo da LP com vista ao aperfeiçoamento, adaptando-o as necessidades modernas, profissionais e pessoais dos formandos. -Analisar criticamente diferentes tipos de enunciados. - Adquirir técnicas de planificação e preparação de diversas tipologias textuais. -Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas. -Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação.
  • Obrigatório
  • Presencial: 1- Aulas teórico/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; rresolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2-Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação e apresentação/ discussão da mesma recorrendo recorrendo a feraamentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, que utilizando suporte papel. Autonomia: 3- Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
  • Português
  • Dicionário Editora da Língua Portuguesa (2014). Porto Editora Amorim, C., Sousa, C. (2013). Gramática da Língua Portuguesa. Areal Editores. Silva, Paulo Nunes da Silva (2020). Manual de técnicas de expressão e comunicação. Lisboa: Universidade Aberta.
  • 25
  • 0
  • 4
  • 1
  • ISLA Santarém7052-4399
  • Língua Portuguesa
  • 4399
  • 7052
  • Inteligência Artificial (CTSP) (ISLA Santarém)