Matemática Aplicada
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- A UC de Matemática Aplicada constitui uma componente fundamental da Licenciatura em Gestão de Dados e Tecnologias em Saúde, fornecendo ao estudante uma base rigorosa em conceitos essenciais de álgebra linear, funções reais e cálculo diferencial. Pretende-se que o estudante desenvolva competências analíticas e quantitativas que lhe permitam interpretar, modelar e resolver problemas em contextos relacionados com a saúde, a tecnologia e a gestão de dados. O programa abrange tópicos como matrizes e operações associadas, resolução de sistemas lineares, funções reais de variável real, limites, continuidade, derivadas e teoremas do cálculo diferencial, permitindo a aplicação de métodos matemáticos a situações concretas. Esta UC fomenta o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, do pensamento crítico e da capacidade de análise, constituindo uma base sólida para disciplinas subsequentes e para a prática profissional em áreas que requerem rigor quantitativo e interpretação de dados.
- Semestral
Época Normal - Avaliação curricular (contínua) (*): O estudante constrói um portfólio com base nas atividades de avaliação ativa desenvolvidas ao longo do semestre e realiza dois testes de avaliação individual. O estudante aprova se a classificação final for superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores. A classificação final é calculada pela fórmula Classificação Final = 0.3*P+0.35*T1+0.35*T2, onde P, T1 e T2 denotam, respetivamente, as notas no portfólio e nos testes de avaliação individual.
(*) A realizar no decorrer do semestre.
Época Normal - Avaliação final: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Épocas de Recurso e Especial: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Descrição
Data
Ponderação
Portfólio
Consultar Moodle, consoante a turma.
30%
Teste 1
11-11-2025
35%
Teste 2
13-01-2026 35% Exames
A agendar pelos serviços. 100% - 1. MATRIZES 1.1 Definição e propriedades Operações com matrizes 1.2 Operações elementares, condensação e característica de uma matriz 1.3 Aplicação de matrizes na classificação e resolução de sistemas de equações lineares: método de Gauss e de Jordan 2. FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL 2.1 Generalidades sobre funções reais de variável real 2.2 Noção de limite; limites laterais; propriedades e operações 2.3 Funções contínuas: definição, propriedades e prolongamento por continuidade 2.4 Teoremas de Bolzano, Weierstrass e da continuidade da função inversa 3. CÁLCULO DIFERENCIAL EM R 3.1 Derivada de uma função: definição e interpretação geométrica e física 3.2 Derivadas laterais; diferenciabilidade; regras de derivação; noção de diferencial 3.3 Teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy 3.4 Regra de Cauchy e indeterminações 3.5 Derivadas de ordem superior 3.6 Monotonia e extremos de funções. Concavidades e pontos de inflexão. 3.7 Assímptotas e Esboço do gráfico de uma função
- O1. Uso correto do vocabulário e simbologia matemática; O2. Domínio correto do cálculo em R; O3. Resolução de equações lineares e sistemas de equações lineares, com recurso a matrizes; O4. Conhecimento dos conceitos de continuidade, limites e derivadas; O5. Aplicação do estudo das funções e seus gráficos à interpretação e à resolução de problemas; O6. Aplicação dos conhecimentos de cálculo diferencial no estudo de funções reais de variável real; O7. Interpretação e crítica dos resultados no contexto do problema; O8. Comunicação de conceitos, raciocínios e ideias, com clareza e rigor lógico
- Obrigatório
- As aulas são de natureza mista (teórico-práticas) com uma componente expositiva, apresentando os conceitos fundamentais e a demonstração dos principais resultados, e componente aplicada com a resolução de exercícios práticos e aplicados aos Dados em Saúde. Os estudantes deverão adquirir uma visão global dos temas abordados, e das suas interligações, e a capacidade de resolver os problemas formulados. Assim serão, no essencial, usadas as metodologias: MET 1. - Metodologias ativas designadamente a aprendizagem cooperativa; aprendizagem por pares; gamificação; problematização, modelação e simulações matemáticas. MET 2. - Project Based Learning para a resolução de problemas complexos “reais” que envolvam a aplicação de conceitos inerentes aos conteúdos programáticos. MET 3. - Disponibilização na plataforma MOODLE de recursos educativos vários (vídeos, links; APPs, sebentas, exercícios e aplicações, notas do professor, etc.)
- Português
- Anton H., Bivens I., Davis S. (2007). CÁLCULO, Vol.I, 8ª Edição. Brokate, M., Manchanda, P., & Siddiqi, A. H. (2019). Calculus for Scientists and Engineers. Springer Singapore. Carneiro, C. E., Prado, C. P., & Salinas, S. R. (2020). Introdução elementar às técnicas do cálculo diferencial e integral. Instituto de Física. 3a edição. São Paulo (Brasil). Macedo, M. (2022). Funções Reais de Várias Variáveis Reais. Universidade Católica Editora. Pires, G. (2022). Cálculo Diferencial e Integral em Rn. IST Press.
- 25
- 0
- 5
- 1
- ISLA Santarém7055-69
- Matemática Aplicada
- 69
- 7055
- Gestão de Dados e Tecnologias em Saúde (L) (ISLA SANTARÉM)