• Não
  • A unidade curricular de Microbiologia tem como objetivo principal a formação do aluno no conhecimento básico da etiologia e patogenia das bactérias, vírus e fungos, bem como do seu estudo laboratorial. Os conteúdos programáticos procuram transmitir conhecimentos gerais sobre a biologia e os mecanismos de crescimento e patogenicidade destes agentes, tornando os alunos capazes de identificar microrganismos e as suas principais características assim como o seu modo de isolamento e manipulação "in vitro". Destaca-se especialmente a avaliação interpretativa das manifestações clínicas e dos dados laboratoriais para o estabelecimento do diagnóstico do agente infeccioso, incentivando a aquisição de capacidades dos alunos para interpretar as diferentes vertentes do diagnóstico microbiológico das doenças.  
  • Semestral
  • Descrição Ponderação
    Avaliação da componente teórica 50%
    Avaliação da componente prática 50%

     

    Modalidades de Avaliação da Componente Teórica:

    • Avaliação contínua: 2 testes (100%)
    • Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua

    Modalidades de Avaliação da Componente Prática:

    • Avaliação continua: 1 teste (65%) + apresentação em grupo de tema de pesquisa (20%) + relatório em grupo (10%) + competências laboratoriais (5%)
    • Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua. Poderá ser oral ou sob a forma de teste escrito.

     

    A metodologia de avaliação segue as regras do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos dos Cursos do IPLuso, especificando-se em particular que:

    Regime de avaliação contínua:

    Para aprovação em regime de avaliação contínua, o aluno deve obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores, sendo que:

    • Para a aprovação na componente teórica o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
    • Para a aprovação na componente prática o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
    • A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).
    • É obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas programadas*.

     

    Regime de exame:

    Para aprovação em regime de exame, o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada componente (teórica e prática) e na classificação final, sendo que:

    • A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).
    • É obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas programadas*.

     

    * Excetuam-se os alunos com Estatuto de Trabalhador-Estudante e outros aplicáveis. Para estes casos, é aplicado um regime suplementar de avaliação, para aferição de conhecimentos, que pode incluir trabalhos adicionais, prova escrita e/ou oral, definido pelo docente. A esta avaliação é atribuída um peso de 50% da classificação da componente prática.

     

  • Introdução ao estudo da Microbiologia: objetivos, importância e áreas de aplicação. Sistemas de classificação dos seres vivos. Diversidade e Ubiquidade microbiana. A célula eucariótica versus a célula bacteriana: organização estrutural e funcional dos constituintes do invólucro celular e dos principais constituintes citoplasmáticos. Metabolismo microbiano. Introdução aos Fungos e à Micologia Veterinária. Aspectos morfológicos e estruturais dos Vírus. Agentes infecciosos não convencionais: priões. Genética microbiana e mecanismos de variabilidade genética. Importância e principais caraterísticas dos Bacteriofágos. Crescimento bacteriano. Controlo do crescimento dos microrganismos. Ecologia microbiana: relações de simbiose. Interação hospedeiro-microrganismo. Defesas do hospedeiro. Patogenicidade microbiana e mecanismos de entrada e persistência das bactérias no hospedeiro. Resistência às defesas do hospedeiro. Principais microrganismos com relevância clínica.
  • Caracterizar os microrganismos quanto à sua diversidade, adaptibilidade, estruturas microbianas, fisiologia e genética. Estudar e compreender as principais relações de simbiose microrganismo/microrganismo e microrganismo/outros microrganismos. Estabelecer relações entre ecologia microbiana, patogenicidade e áreas de aplicação da microbiologia. Abordar os principais métodos e agentes de controlo microbiano. Caracterizar alguns dos principais grupos de microrganismos com relevânia em Ciências Veterinárias.
  • Obrigatório
  • No sentido de estimular o entusiasmo dos alunos pela matéria e o seu envolvimento nas aulas, são implementadas atividades de "active learning/problem-based learning", questões de aula, casos clínicos e exercícios. Estas abordagens, para além de envolverem os alunos na sua aprendizagem, auxiliam também na aplicação e consolidação dos conhecimentos e conteúdos programáticos e o ambiente na sala de aula é mais estimulante e produtivo. As avaliações formativas são usadas para apoiar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. O feedback facilitado por avaliações formativas possibilita ao professor a adequação do ensino às necessidades dos alunos, considerando as suas características, dificuldades e lacunas individuais. Permite também ao professor fornecer feedback aos alunos, que podem assim autorregular o seu estudo e orientar os seus próprios processos de aprendizagem diretamente. Algumas das ferramentas digitais utilizadas são mentimeter, socrative, kahoot e gitmind.
  • Português
  • Canas Ferreira, W., Sousa, J.C. & Lima, N. (2010). Microbiologia. Lidel. ISBN: 9789727575152. Quinn, P.J., Markey, B.K., Leonard, F.C., Hartigan, P., Fanning, S. & Fitzpatrick, E.S. (2011). Veterinary Microbiology and Microbial Disease (2nd ed.). Blackwell Publishing. ISBN: 9781405158237. Madingan, M.T., Bender, K.S., Buckley, D.H., Sattley, W.M., & Stahl, D.A. (2018). Brock Biology of Microorganisms (15th ed.). Pearson Education. ISBN: 9781292235103.  
  • 4
  • 0
  • 5
  • 1
  • IPLUSO6170-21
  • Microbiologia
  • 21
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]