• Não
  • A Unidade Curricular de Química I enquadra-se no âmbito da formação base do curso de Engenharia e Segurança do Trabalho. Muitos dos riscos encontram-se associados a reações químicas (combustão, ácido-base, oxidação-redução, entre ouros), sendo os conhecimentos de Química básica essenciais para a compreensão deste tipo de riscos.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1º Teste de Avaliação

    05-12-2025

    45%

    2º Teste de Avaliação

    16-01-2026

    45%

    Atividade Laboratorial

    30-01-2026

    10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. Conceitos Introdutórios 2. Reacções Químicas. Cálculos estequiométricos. 3. Estudo de Soluções. Expressões da concentração. Aplicações. 4. Estudo dos Gases. Suas aplicações
  • O1. Adquirir conhecimentos fundamentais de Química que permitam ao estudante compreender a constituição da matéria e os seus processos de interacção com relevância para outras unidades curriculares do curso; O2. Estimular hábitos de raciocínio científico; O3. Promover um espírito crítico evitando a aceitação automática dos resultados; O4. Fomentar o trabalho de pesquisa e sistematização de informação; Objectivo específico: O5. Conhecer os elementos químicos, as suas ligações e as forças intervenientes; O6. Saber os principais tipos de reacções químicas inorgânicas; O7. Compreender, captar e manusear a informação qualitativa e quantitativa resultante da equação química; As competências a desenvolver são: C1. Utilizar o conhecimento científico como instrumento de interpretação da realidade; C2. Intervir em contexto real com rigor alicerçando as decisões em premissas sólidas; C3. Desenvolver a auto-formação;
  • Obrigatório
  • Durante a aprendizagem da Unidade Curricular serão utilizadas algumas metodologias inovadoras de ensino, nomeadamente a aula invertida (em que os alunos farão uma pesquisa inicial dos conceitos a abordar antes da Exposição do Professor ( exemplo: Reação Ácido-Base), será realizada uma pequena discussão do tema com o Professor. Outra metologia ativa será o "Project-Based Learning" em que os estudantes propõem um trabalho Laboratorial onde possam realizar e demonstrar o que aprenderam nas aulas teóricas e teórico-práticas (por exemplo titulação ácido-base).
  • Português
  • Atkins, Peter. Chemical Principles, 3ª ed., Nova Iorque: Freeman, 2005. ISBN: 071767-5701-X. Ault, Addison. Techniques and experiments of organic chemistry. 6ª ed., Sausalito: University Science Books, 1997. ISBN: 0-935-702768. Brown, Theodore L., Chemistry: the central science. 9ª ed., Upper Saddle River: Prentice Hall, 2002. ISBN: 0-130-66997-0. Glanville, James O. General chemistry for engineers. 2ª ed. rev. e imp., Upper Saddle River: Prentice Hall, 2004. ISBN: 0-13-032514-7. SOCIEDADE PORTUGUESA DE QUÍMICA. IVª Conferência de Química Inorgânica. Peniche: Ed. Au, 1999.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 1
  • ISLA Santarém1210-926
  • Química I
  • 926
  • 1210
  • Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)