CIEL Camada de Integração Ensino Lusófona
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Inovação e Empreendedorismo

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Semestral
  • Português
  • 25
  • 0
  • 4
  • 3
  • ISLA Santarém1211-10784
  • Inovação e Empreendedorismo
  • 10784
  • 1211
  • Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)

Integração em Recursos Humanos

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Semestral
  • Português
  • 25
  • 0
  • 6
  • 3
  • ISLA Santarém1211-14748
  • Integração em Recursos Humanos
  • 14748
  • 1211
  • Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)

Gestão da Qualidade

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Semestral
  • Português
  • 25
  • 0
  • 4
  • 3
  • ISLA Santarém1211-5244
  • Gestão da Qualidade
  • 5244
  • 1211
  • Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)

Algoritmia e Estrutura de Dados

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • A unidade curricular destina-se a analisar a complexidade das principais estruturas de dados dinâmicas: vetores (arrays), matrizes, listas, pilhas, filas. Estudar os principais algoritmos de pesquisa e ordenação.
  • Semestral
  • Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.

    A2. Trabalho prático (relatório e projeto).

    A3. Teste final prático.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,1*A1+0,45*A2+ 0,45* A3.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):

    Hipótese 1:

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:

    mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.

  • 1. Conceitos de Algoritmos e Estruturas de Dados: Analise da eficiência de algoritmos. Notações assintóticas. 2. Estruturas de dados dinâmicas: Vetores e Matrizes. Pilhas, Filas, Listas, Arvores e Grafos. Operações com as estruturas (Inserir, alterar, eliminar e ordenar). 3. Ordenação e Pesquisa: Ordenação: Bubble Sort, Quick Sort, Selection Sort, Insertion Sort, Shell Sort, Merge Sort. Pesquisa: sequencial, binária, hashing; Comparação dos algoritmos. 4. Recursividade: Conceitos base. Função Fatorial, Fibonacci, Tail Recursion, outras funções. Problemas clássicos de funções recursivas. 5. Implementação em JAVA: Modelo de camadas. Ficheiros, streams e serialização. Aplicações com base de dados. Tratamento de erros.
  • Objetivos: O1. Introduzir e desenvolver estratégias algorítmicas fundamentais. O2. Analisar o desempenho de algoritmos iterativos e recursivos em termos da sua complexidade algorítmica. O3. Aplicar estratégias sistemáticas de depuração, gestão de falhas e implementação de algoritmos e estruturas de dados com correção e robustez. Competências: C1. Implementar as estruturas de dados mais relevantes, nomeadamente arrays, matrizes, listas, pilhas, filas e arvores. C2. Usar técnicas algorítmicas, como seja a pesquisa e a ordenação. C3. Implementar técnicas de programação recursivas. C4. Utilizar a linguagem JAVA para implementar as estruturas e os algoritmos.
  • Obrigatório
  • Presencial: 1. Aulas teóricas de exposição dos conteúdos recorrendo ao método expositivo, complementado como os métodos interrogativo e interativo para consolidar os conhecimentos adquiridos através do questionamento e realização de pequenos exercícios. 2. Aplicação prática dos conteúdos através de exercícios e trabalhos. Assim, cada tópico estudado é reforçado através de exercícios práticos. Autónoma: 3. Resolução de exercícios adicionais propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos problemas propostos, presencialmente em contexto de sala de aula ou a distância em modo assíncrono através da plataforma Moodle.
  • Português
  • Campesato, O. (2023). Data Structures in Java. Stylus Publishing, LLC. Malhotra, D., & Malhotra, N. (2020). Data Structures and Program Design Using Java: A Self-Teaching Introduction. Mercury Learning and Information. La Rocca, M. (2021). Advanced Algorithms and Data Structures. Manning Publications. Rocha, A. M. A. (2014). ESTRUTURAS DE DADOS E ALGORITMOS EM JAVA, FCA, Wengrow, J. (2020). A Common-Sense Guide to Data Structures and Algorithms. Pragmatic Bookshelf.
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  • 0
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  • ISLA Santarém1215-13558
  • Algoritmia e Estrutura de Dados
  • 13558
  • 1215
  • Informática de Gestão (ISLA-Santarém)

Língua Inglesa

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Esta unidade curricular centra-se na aprendizagem dos conceitos de Inglês e da terminologia inglesa utilizada sobretudo nas áreas do ciclo de estudos, preparando os seus participantes para uma utilização, correta e confiante, da língua inglesa no contexto profissional.  
  • Semestral
  • Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Teste intermédio teórico-prático (individual).

    A2. Exercícios de conversação em sala de aula.

    A3. Teste final teórico-prático (individual).

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final A= A1*0,3+A2*0,3+TF*0,4. O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial.

    Hipótese 1:

    - A1. Portfólio: Exercícios de aplicação em sala de aula. O estudante obteve classificação positiva nesta componente: mantêm a classificação que será considerada em qualquer das épocas.

    - A2. Teste final teórico-prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da seguinte formula: A=A1*0,3+A2*0,7

    Hipótese 2:

    - A1. Portfólio: Exercícios de aplicação em sala de aula. O estudante não participou ou participando obteve classificação negativa.

    Nestas circunstâncias estas componentes da avaliação não poderão ser utilizadas na Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial.

    O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.

  • 1. A importância da comunicação global. 2. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional. 3.  A língua inglesa e as novas tecnologias. 4. A comunicação oral e a comunicação escrita em língua inglesa      4.1. Aspetos formais (fonológicos, sintáticos e léxico-semântico) do sistema linguístico inglês      4.2. Gramática: tempos verbais; If-clauses      4.3. Interpretação e produção de texto      4.4. Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em língua inglesa¿ apresentação escrita e oral desses projetos
  • Objetivos: O1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita. O2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem.               O3. Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional. O4. Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho e de comunicação.  O5. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica. Aptidões e competências: C1. Desenvolver autonomia na comunicação, promovendo a expressão oral e escrita, bem como o domínio das regras gramaticais e vocabulário. C2. Ser capaz de aplicar conhecimentos linguísticos prévios a novos contextos, adaptando o que foi aprendido a situações de comunicação variadas. C3. Conhecer e praticar o vocabulário e os termos técnicos relacionados com a sua área de trabalho. C4. Aplicar ativamente a língua inglesa em tarefas e situações de trabalho, como meio de comunicação.
  • Obrigatório
  • Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; resolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2. Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação / discussão da mesma, recorrendo a ferramentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando suporte papel. Autónoma: 3. Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
  • Português
  • - Brooks, Bessie (2013). A Guide to English Grammar: Conjugation of Verbs Volume 1, 2 and 3, Xisbris Corporation. - Denham, K. & Lobek, Anne (2013). Navigating English Grammar - A Guide to Analyzing Real Language, John Wiley and Sons Ltd. - Swan, Michael & Walter C. (2007). How English Works: A Grammar Practice Book (With Answers), Oxford University Press. - Eastwood, J. (2019). Oxford Practise Grammar.Oxford U. Press. - Hewings, M. (2013). Advanced Grammar in Use. Cambridge English.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 1
  • ISLA Santarém1215-12561
  • Língua Inglesa
  • 12561
  • 1215
  • Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  1. Fundamentos de Economia
  2. Matemática I
  3. Gestão das Organizações
  4. Arquitetura e Funcionamento de Computadores

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