CIEL Camada de Integração Ensino Lusófona
  1. Está em...  
  2. Entrada
  3. Todas as Categorias
  4. Disciplina

Língua Portuguesa

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Nada a referir.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação/Frequência

    05-01-2026

    60%

    Trabalho

    17-11-2025

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. Linguagem e comunicação - Língua e linguagem - Uso da língua enquanto atividade social - A atividade verbal como forma de ação - Competência comunicativa - Princípios que guiam a comunicação verbal: o princípio de cooperação e as máximas conversacionais - O dito e o implícito - Uso da língua e contexto situacional 2. A comunicação oral - Particularidades da oralidade - Processos de comunicação oral - Exposição - Entrevista - Reunião 3. A comunicação escrita - Tratamento de problemas de pontuação, acentuação, ortografia e as regras do processamento de texto - Produção escrita - A estrutura da frase - Período - Parágrafo 4. Processos de comunicação escrita - Texto académico vs. texto não académico - Texto utilitário de natureza administrativa: convocatória; carta; nota de serviço; relatório; memorando; ata; curriculum vitae
  • Os obetivos da unidade curricular são: -Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Portuguesa (LP). -Aplicar conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos. Dar continuidade ao estudo da LP com vista ao aperfeiçoamento, adaptando-o as necessidades modernas, profissionais e pessoais dos formandos. -Analisar criticamente diferentes tipos de enunciados. - Adquirir técnicas de planificação e preparação de diversas tipologias textuais. -Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas. -Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação.
  • Obrigatório
  • Presencial: 1- Aulas teórico/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; rresolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2-Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação e apresentação/ discussão da mesma recorrendo recorrendo a feraamentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, que utilizando suporte papel. Autonomia: 3- Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
  • Português
  • Dicionário Editora da Língua Portuguesa (2014). Porto Editora Amorim, C., Sousa, C. (2013). Gramática da Língua Portuguesa. Areal Editores. Silva, Paulo Nunes da Silva (2020). Manual de técnicas de expressão e comunicação. Lisboa: Universidade Aberta.
  • 25
  • 0
  • 4
  • 1
  • ISLA Santarém7052-4399
  • Língua Portuguesa
  • 4399
  • 7052
  • Inteligência Artificial (CTSP) (ISLA Santarém)

Língua Inglesa

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • #
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    08-01-2026

    50%

    Portfolio

    Ao longo do semestre

    15%

    Apresentação Oral

    04-12-2025

    35%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. A importância da comunicação global. 2. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional. 3.  A língua inglesa e as novas tecnologias. 4. A comunicação oral e a comunicação escrita em língua inglesa      4.1. Aspetos formais (fonológicos, sintáticos e léxico-semântico) do sistema linguístico inglês      4.2. Gramática: tempos verbais; If-clauses      4.3. Interpretação e produção de texto      4.4. Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em língua inglesa¿ apresentação escrita e oral desses projetos
  • O1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita. O2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem.               O3. Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional. O4. Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho e de comunicação.  O5. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica. Aptidões e competências: C1. Desenvolver autonomia na comunicação, promovendo a expressão oral e escrita, bem como o domínio das regras gramaticais e vocabulário. C2. Ser capaz de aplicar conhecimentos linguísticos prévios a novos contextos, adaptando o que foi aprendido a situações de comunicação variadas. C3. Conhecer e praticar o vocabulário e os termos técnicos relacionados com a sua área de trabalho. C4. Aplicar ativamente a língua inglesa em tarefas e situações de trabalho, como meio de comunicação.
  • Obrigatório
  • Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; resolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2. Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação / discussão da mesma, recorrendo a ferramentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando suporte papel. Autónoma: 3. Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
  • Português
  • Badger, I. & Menzies, P. (2005). Business Life. London. Marshall Cavendish Education. Brooks, Bessie (2013). A Guide To English Grammar: Conjugation Of Verbs Volume 1, 2 and 3, Xisbris Corporation. Denham, K. & Lobek, Anne (2013). Navigating English Grammar - A Guide To Analyzing Real Language, John Wiley and Sons Ltd. Evans, V., Dooley, J. & Wright, S. (2012).Career Paths: Information Technology, UK. Express Publishing. Swan, Michael & Walter C. (2007). How English Works: A Grammar Practice Book (With Answers), Oxford University Press.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 1
  • ISLA Santarém1991-12561
  • Língua Inglesa
  • 12561
  • 1991
  • Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)

Marketing Estratégico

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Semestral
  • Português
  • 25
  • 0
  • 5
  • 3
  • ISLA Santarém7153-1945
  • Marketing Estratégico
  • 1945
  • 7153
  • Marketing (L) (ISLA-Santarém)

Projeto Aplicado/Estágio

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Sim
  • Semestral
  • Português
  • 25
  • 1331
  • 12
  • 3
  • ISLA Santarém7153-26513
  • Projeto Aplicado/Estágio
  • 26513
  • 7153
  • Marketing (L) (ISLA-Santarém)

Projeto Aplicado

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Sim
  • Semestral
  • Opcional
  • Português
  • 25
  • 1331
  • 12
  • 3
  • ISLA Santarém7153-15747
  • Projeto Aplicado
  • 15747
  • 7153
  • Marketing (L) (ISLA-Santarém)
  1. Estágio
  2. Gestão de Marcas
  3. Inovação e Empreendedorismo
  4. Simulador de Marketing

Pág. 5 de 15

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10

Escolha o seu idioma

  • Português (Portugal)
  • English (United Kingdom)

Menu Português

  • Início
  • Todas as Categorias

Pesquisa

Login Form

  • Esqueceu-se da senha?
  • Esqueceu-se do nome de utilizador?