- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Nada a referir.
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação/Frequência
05-01-2026
60%
Trabalho
17-11-2025
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
- 1. Linguagem e comunicação - Língua e linguagem - Uso da língua enquanto atividade social - A atividade verbal como forma de ação - Competência comunicativa - Princípios que guiam a comunicação verbal: o princípio de cooperação e as máximas conversacionais - O dito e o implícito - Uso da língua e contexto situacional 2. A comunicação oral - Particularidades da oralidade - Processos de comunicação oral - Exposição - Entrevista - Reunião 3. A comunicação escrita - Tratamento de problemas de pontuação, acentuação, ortografia e as regras do processamento de texto - Produção escrita - A estrutura da frase - Período - Parágrafo 4. Processos de comunicação escrita - Texto académico vs. texto não académico - Texto utilitário de natureza administrativa: convocatória; carta; nota de serviço; relatório; memorando; ata; curriculum vitae
- Os obetivos da unidade curricular são: -Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita, nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção em Língua Portuguesa (LP). -Aplicar conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos. Dar continuidade ao estudo da LP com vista ao aperfeiçoamento, adaptando-o as necessidades modernas, profissionais e pessoais dos formandos. -Analisar criticamente diferentes tipos de enunciados. - Adquirir técnicas de planificação e preparação de diversas tipologias textuais. -Produzir enunciados orais e escritos, adequando-os a situações comunicativas distintas. -Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação.
- Obrigatório
- Presencial: 1- Aulas teórico/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; rresolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2-Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação e apresentação/ discussão da mesma recorrendo recorrendo a feraamentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, que utilizando suporte papel. Autonomia: 3- Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
- Português
- Dicionário Editora da Língua Portuguesa (2014). Porto Editora Amorim, C., Sousa, C. (2013). Gramática da Língua Portuguesa. Areal Editores. Silva, Paulo Nunes da Silva (2020). Manual de técnicas de expressão e comunicação. Lisboa: Universidade Aberta.
- 25
- 0
- 4
- 1
- ISLA Santarém7052-4399
- Língua Portuguesa
- 4399
- 7052
- Inteligência Artificial (CTSP) (ISLA Santarém)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- #
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
08-01-2026
50%
Portfolio
Ao longo do semestre
15%
Apresentação Oral
04-12-2025
35%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
- 1. A importância da comunicação global. 2. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional. 3. A língua inglesa e as novas tecnologias. 4. A comunicação oral e a comunicação escrita em língua inglesa 4.1. Aspetos formais (fonológicos, sintáticos e léxico-semântico) do sistema linguístico inglês 4.2. Gramática: tempos verbais; If-clauses 4.3. Interpretação e produção de texto 4.4. Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em língua inglesa¿ apresentação escrita e oral desses projetos
- O1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita. O2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem. O3. Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional. O4. Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho e de comunicação. O5. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica. Aptidões e competências: C1. Desenvolver autonomia na comunicação, promovendo a expressão oral e escrita, bem como o domínio das regras gramaticais e vocabulário. C2. Ser capaz de aplicar conhecimentos linguísticos prévios a novos contextos, adaptando o que foi aprendido a situações de comunicação variadas. C3. Conhecer e praticar o vocabulário e os termos técnicos relacionados com a sua área de trabalho. C4. Aplicar ativamente a língua inglesa em tarefas e situações de trabalho, como meio de comunicação.
- Obrigatório
- Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; resolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2. Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação / discussão da mesma, recorrendo a ferramentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando suporte papel. Autónoma: 3. Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
- Português
- Badger, I. & Menzies, P. (2005). Business Life. London. Marshall Cavendish Education. Brooks, Bessie (2013). A Guide To English Grammar: Conjugation Of Verbs Volume 1, 2 and 3, Xisbris Corporation. Denham, K. & Lobek, Anne (2013). Navigating English Grammar - A Guide To Analyzing Real Language, John Wiley and Sons Ltd. Evans, V., Dooley, J. & Wright, S. (2012).Career Paths: Information Technology, UK. Express Publishing. Swan, Michael & Walter C. (2007). How English Works: A Grammar Practice Book (With Answers), Oxford University Press.
- 25
- 0
- 5
- 1
- ISLA Santarém1991-12561
- Língua Inglesa
- 12561
- 1991
- Gestão Comercial e Vendas (ISLA Santarém)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Semestral
- Português
- 25
- 0
- 5
- 3
- ISLA Santarém7153-1945
- Marketing Estratégico
- 1945
- 7153
- Marketing (L) (ISLA-Santarém)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Sim
- Semestral
- Português
- 25
- 1331
- 12
- 3
- ISLA Santarém7153-26513
- Projeto Aplicado/Estágio
- 26513
- 7153
- Marketing (L) (ISLA-Santarém)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Sim
- Semestral
- Opcional
- Português
- 25
- 1331
- 12
- 3
- ISLA Santarém7153-15747
- Projeto Aplicado
- 15747
- 7153
- Marketing (L) (ISLA-Santarém)