CIEL Camada de Integração Ensino Lusófona
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Cuidados de Higiene e Estética Animal

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Unidade curricular de âmbito teórico-prático que visa a introdução de conceitos de cuidados básicos de higiene animal, da saúde da pele e respectivos apêndices,  bem como noções de estética do corte do pêlo.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalhos de grupo

     

    30%

    Trabalho individual 

     

    30%

    Mini-testes

     

    30 %

    Assiduidade/Participação

     

    10%

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • Descrição dos conteúdos Higiene preventiva Cuidados de higiene e sanidade nas diferentes espécies. Gestação, parto e recém nascido; Membros, cascos e unhas; Alimentação, água e dejectos; Intalações, ordenha e transporte¿ Estética animal Definição, conceitos Raças caninas Morfologia do cão Categorias ¿ lupóides, bracóides, molossóides, graióides  Regiões do corpo e correspondência anatómica Aprumos do cão Conceitos, aprumos dos membros, correcção e importância Odontologia Características gerais. Patologias. Orgãos sensoriais e seu impacto na estética animal Olhos, pálpebras, orelhas, pele e pêlo Orelhas: Estrutura, cuidados de higiene, situações e possíveis soluções Pele Estrutura, funções e anexos da pele Pêlo Caracterização. Variações de cor, comprimento, textura, diâmetro e distribuição. Cuidados com o pêlo Banho e escovagem, tosquia e trimming, grooming. Glândulas anais Corte geral e de raças Banho terapeutico e não terapeutico
  • 1-Adquirir conhecimentos sobre técnicas de cuidados de higiene e de embelezamento de animais de companhia; 2-Conhecer os sistemas de caracterização e identificação das raças de cães e gatos; 3- Avaliar o estado geral e detectar lesões na pele, assim como nos órgãos anexos;  4- Conhecer a anatomia e fisiologia dos ouvidos e avaliar a sua integridade: 5- Identificar a arcada dentária dos animais de companhia e ser capaz de reconhecer patologias odontológicas 6- Fazer a avaliação morfológica; 7- Adquirir competências de banhos com ação terapêutica ou não. Reconhecer a utilidade de estética e terapêutica de cada shampô; 8- Adquirir competências de corte de pelo genérico assim como adequado ás diferentes raças tanto em cães como em gatos; 9- Aprender a elaborar todas as técnicas do ponto 7 e 8 dentro de um conceito de bem estar animal.
  • Obrigatório
  • As aulas teóricas recorrem essencialmente com recurso a meios audiovisuais (power point, apresentação de vídeos) e ao software de e-learning (Moodle) permitindo ao estudante um contacto próximo com o conteúdo programático ao longo do semestre, resultando numa melhor e mais consolidada aquisição de competências. Nas aulas práticas aplicam-se os conhecimentos veiculados nas aulas teóricas, através da avaliação e identificação dos diferentes tipos de pelagens, possíveis lesões na pele e cuidados de higiene adequados, assim como a realização de cortes (tosquias), banhos e cuidados de estética
  • Português
  •   Verplanks, M. ¿Theory of 5 - Simplifying Gooming Concepts for everyday Pets¿. The Pet Book Publishing Company Ltd., 2019 Lobprise, HB., Doss, JR. - Wiggs´s Veterinary Dentistry ¿ Principles and Practice (2nd Ed) Wiley Blackwell, 2018 Dallas, S. North, D. Angus, J. Grooming manual for the dog and cat. Wiley-Blackwell, New Jersey, USA, 288 pp.3., 2006  
  • 4
  • 0
  • 5
  • 1
  • IPLUSO6170-15036
  • Cuidados de Higiene e Estética Animal
  • 15036
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]

Comportamento, Bem-Estar e Ética Animal

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Semestral
  • Português
  • 4
  • 0
  • 4
  • 1
  • IPLUSO6170-22423
  • Comportamento, Bem-Estar e Ética Animal
  • 22423
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]

Métodos Estatísticos e Informática

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Semestral
  • Português
  • 4
  • 0
  • 4
  • 1
  • IPLUSO6170-22422
  • Métodos Estatísticos e Informática
  • 22422
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]

Fisiologia

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Fisiologia é uma cadeira cujo objectivo é dar a compreender a função dos vários sistemas orgânicos e a forma como a estrutura molecular se expressa nestes sistemas e no indivíduo. Os respostas motoras e comportamentais em cada indivíduo resultam do seu harmonioso funcionamento fisiológico.
  • Semestral
  • Frequência - 40%

    Mini-testes - 20%

    Trabalhos orais - 30%

    Assiduidade e participação - 10%

     

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  • 1. Endocrinologia 1. Controlo central endócrino, glândulas endócrinas e suas funções; 2. Sistema digestivo Regulação das funções gastrointestinais, movimentos e secreções, processos fermentativos e nao fermentativos, utilização dos nutrientes após a absorção; 3. Sistema cardiovascular Actividade eléctrica cardíaca, electrocardiograma, circulação sanguínea, controlo local da circulação sanguínea, controlo neural e hormonal da pressao arterial e volume sanguíneo; 4. Sistema respiratório Ventilação pulmonar, vascularização, trocas gasosas e transporte de gases, funções nao respiratória 5. Sistema urogenital; 6. Sistema neurológico; 7. Contracção muscular; 8. Homeostasia - Equilibrio acido base e termoregulação.  
  • 1- Conhecer os principais mecanismos de regulação dos vários sistemas orgânicos; 2- Entender como os mecanismos fisiológicos de cada sistema contribuem para o funcionamento do organismo como um todo; 3- Conhecer as características fisiológicas das várias espécies animais com importância veterinária; 4- Diferenciação entre parâmetros fisiológicos e patológicos. 5- Criação de bases para a melhor compreensão da patofisiologia das doenças
  • Obrigatório
  • Utilização de meios audio-visuais para aparesentação de videos, imagens, casos e situações que evidenciem e coloquem em prática os conteudos programáticos teóricos leccionados em âmbito de aula; - Promover a inclusão de palestras, seminários ou workhops sobre temáticas associadas aos conteúdos programáticos da unidade curricular; - Promover discussões e debates clínicos sobre as temáticas leccionadas em aula; - Acções de estudo orientado sobre temas diversificados no âmbito da unidade curricular, fornecendo as ferramentas e direcionando o aluno na pesquisa cientifica, análise critica e sintese da informação recolhida.
  • Português
  • - Klein, B. 2019 Cunningham's Textbook of Veterinary Physiology. 6o edicio¿n. Elsevier - Health Sciences Division - Guyton & Hall (2011).Tratado de Fisiologia Medica. 11a Edicao, Elsevier. - Swenson, M. J. & Reece, W. O. (2004) Dukes Physiology of Domestic Animals. (12a ed.), Ithaca ; London : ComstockPublishing Associates a Division of Cornell University Press - Sturtz, R & Asprea, L. (2012). Anatomy and Physiology for Veterinary Technicians and Nurses: A Clinical Approach.Wiley-Blackwell
  • 4
  • 0
  • 6
  • 1
  • IPLUSO6170-6326
  • Fisiologia
  • 6326
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]

Microbiologia

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • A unidade curricular de Microbiologia tem como objetivo principal a formação do aluno no conhecimento básico da etiologia e patogenia das bactérias, vírus e fungos, bem como do seu estudo laboratorial. Os conteúdos programáticos procuram transmitir conhecimentos gerais sobre a biologia e os mecanismos de crescimento e patogenicidade destes agentes, tornando os alunos capazes de identificar microrganismos e as suas principais características assim como o seu modo de isolamento e manipulação "in vitro". Destaca-se especialmente a avaliação interpretativa das manifestações clínicas e dos dados laboratoriais para o estabelecimento do diagnóstico do agente infeccioso, incentivando a aquisição de capacidades dos alunos para interpretar as diferentes vertentes do diagnóstico microbiológico das doenças.  
  • Semestral
  • Descrição Ponderação
    Avaliação da componente teórica 50%
    Avaliação da componente prática 50%

     

    Modalidades de Avaliação da Componente Teórica:

    • Avaliação contínua: 2 testes (100%)
    • Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua

    Modalidades de Avaliação da Componente Prática:

    • Avaliação continua: 1 teste (65%) + apresentação em grupo de tema de pesquisa (20%) + relatório em grupo (10%) + competências laboratoriais (5%)
    • Exame final no caso de reprovação na avaliação contínua. Poderá ser oral ou sob a forma de teste escrito.

     

    A metodologia de avaliação segue as regras do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos dos Cursos do IPLuso, especificando-se em particular que:

    Regime de avaliação contínua:

    Para aprovação em regime de avaliação contínua, o aluno deve obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores, sendo que:

    • Para a aprovação na componente teórica o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
    • Para a aprovação na componente prática o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
    • A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).
    • É obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas programadas*.

     

    Regime de exame:

    Para aprovação em regime de exame, o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada componente (teórica e prática) e na classificação final, sendo que:

    • A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação prática (50%) e teórica (50%).
    • É obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas programadas*.

     

    * Excetuam-se os alunos com Estatuto de Trabalhador-Estudante e outros aplicáveis. Para estes casos, é aplicado um regime suplementar de avaliação, para aferição de conhecimentos, que pode incluir trabalhos adicionais, prova escrita e/ou oral, definido pelo docente. A esta avaliação é atribuída um peso de 50% da classificação da componente prática.

     

  • Introdução ao estudo da Microbiologia: objetivos, importância e áreas de aplicação. Sistemas de classificação dos seres vivos. Diversidade e Ubiquidade microbiana. A célula eucariótica versus a célula bacteriana: organização estrutural e funcional dos constituintes do invólucro celular e dos principais constituintes citoplasmáticos. Metabolismo microbiano. Introdução aos Fungos e à Micologia Veterinária. Aspectos morfológicos e estruturais dos Vírus. Agentes infecciosos não convencionais: priões. Genética microbiana e mecanismos de variabilidade genética. Importância e principais caraterísticas dos Bacteriofágos. Crescimento bacteriano. Controlo do crescimento dos microrganismos. Ecologia microbiana: relações de simbiose. Interação hospedeiro-microrganismo. Defesas do hospedeiro. Patogenicidade microbiana e mecanismos de entrada e persistência das bactérias no hospedeiro. Resistência às defesas do hospedeiro. Principais microrganismos com relevância clínica.
  • Caracterizar os microrganismos quanto à sua diversidade, adaptibilidade, estruturas microbianas, fisiologia e genética. Estudar e compreender as principais relações de simbiose microrganismo/microrganismo e microrganismo/outros microrganismos. Estabelecer relações entre ecologia microbiana, patogenicidade e áreas de aplicação da microbiologia. Abordar os principais métodos e agentes de controlo microbiano. Caracterizar alguns dos principais grupos de microrganismos com relevânia em Ciências Veterinárias.
  • Obrigatório
  • No sentido de estimular o entusiasmo dos alunos pela matéria e o seu envolvimento nas aulas, são implementadas atividades de "active learning/problem-based learning", questões de aula, casos clínicos e exercícios. Estas abordagens, para além de envolverem os alunos na sua aprendizagem, auxiliam também na aplicação e consolidação dos conhecimentos e conteúdos programáticos e o ambiente na sala de aula é mais estimulante e produtivo. As avaliações formativas são usadas para apoiar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. O feedback facilitado por avaliações formativas possibilita ao professor a adequação do ensino às necessidades dos alunos, considerando as suas características, dificuldades e lacunas individuais. Permite também ao professor fornecer feedback aos alunos, que podem assim autorregular o seu estudo e orientar os seus próprios processos de aprendizagem diretamente. Algumas das ferramentas digitais utilizadas são mentimeter, socrative, kahoot e gitmind.
  • Português
  • Canas Ferreira, W., Sousa, J.C. & Lima, N. (2010). Microbiologia. Lidel. ISBN: 9789727575152. Quinn, P.J., Markey, B.K., Leonard, F.C., Hartigan, P., Fanning, S. & Fitzpatrick, E.S. (2011). Veterinary Microbiology and Microbial Disease (2nd ed.). Blackwell Publishing. ISBN: 9781405158237. Madingan, M.T., Bender, K.S., Buckley, D.H., Sattley, W.M., & Stahl, D.A. (2018). Brock Biology of Microorganisms (15th ed.). Pearson Education. ISBN: 9781292235103.  
  • 4
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  • 5
  • 1
  • IPLUSO6170-21
  • Microbiologia
  • 21
  • 6170
  • Enfermagem Veterinária [L] [IPLUSO]
  1. Citologia e Histologia
  2. Bioquímica
  3. Anatomia
  4. Estratégia Empresarial

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