- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Compreender o processo de desenvolvimento de uma estratégia de Marketing voltada para a marca Entender como esse processo pode ser gerido por uma organização para obter autoridade e notoriedade no mercado
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
14-11-2025; 12-12-2025
70%
Participação/Avaliação contínua
10%
Trabalhos práticos
20%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
- A Comunicação de Marketing O Mix da Comunicação A natureza e funções da marca Empresa vs. Consumidor Os fatores que formam a marca Métricas de Análise e Desempenho O portfólio e a marca A imagem e notoriedade, estima e familiaridade da Marca Políticas de marca Tipos de estratégias Principais modelos de construção da marca Análise de casos
- Entender as diferenças entre marketing, comunicação e branding Pensar na estratégia de Marketing e como implementar (em que canais) Estratégias de comunicação com o pilar do branding
- Obrigatório
- Método expositivo, trabalhos em grupo em aula, cases para análise em casa e interação com empresas convidadas.
- Português
- Marketing 6.0, Philip Kotler Primeiro Pergunte Porquê, Simon Sinek Brand Leadership, David A. Aaker Brand Management na Era Digital e Humana, Carlos Oliveira Neil patel Blog Resultados Digitais Blog HubSpot Blog
- 4
- 0
- 5
- 1
- IPLUSO6147-22290
- Comunicação de Marketing e Branding
- 22290
- 6147
- Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- O âmbito da UC de Estudos de Mercado centra-se na aquisição de conhecimentos e competências transversais às principais áreas do referido curso, sendo fundamental para que os alunos possam pesquisar mercados essenciais para a sustentabilidade de negócios. Os principais domínios de intervenção centram-se na recolha, tratamento e conclusões de investigações de mercados /produtos/serviços
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
A combinar data
30%
Trabalho /Projeto de Pesquisa
Assiduidade/Participação
A realizar durante o Semestre
60%
10%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
- 1.Organização de um estudo de mercado. Definição do problema, desenho da pesquisa. 2. Pesquisa exploratória e conclusiva. Ligação aos objectivos do estudo. 3. Fontes de dados primárias e secundárias. 4. Definição da população alvo do estudo. 5. Base de sondagem e recrutamento da amostra. 6. Metodologias qualitativas: grupos de foco, entrevistas individuais em profundidade, técnicas de projecção. 7. Desenho do guião de suporte à recolha de dados. 8. Metodologias quantitativas. 9. Tipos de entrevista. 10. Desenhos experimentais. 11. Desenho do questionário. 12. Escalas de medida. 13. Erros não amostrais. 14. Controlo de qualidade. 15. Técnicas de amostragem: probabilísticas e não probabilísticas. 16. Dimensionamento da amostra 17. Apresentação de resultados, como suporte à tomada de decisão
- A Unidade curricular é de natureza teórico-prática, desenvolvendo-se em aulas teóricas e práticas que estão articuladas e pretendem promover o conhecimento do aluno e aplicação imediata dos conceitos teóricos e de competências em contextos práticos reais. 2º Os conteúdos e avaliação estão articulados apresentando um peso equivalente na avaliação final. 3º Os conteúdos abordam as diferentes etapas do desenvolvimento de um estudo de mercado, com foco no desenho adequado da metodologia de recolha de dados, bem como na sua implementação, com vista a dar resposta aos objectivos definidos para o estudo.
- Obrigatório
- Recurso a metodologias digitais.
- Português
- Malhotra, Naresh & Birks, David, (2012): Marketing Research: an applied approach. Ny: Prentice-Hall (6th edition). Zikmund, William ( 2006) :Princípios de Pesquisa de Marketing, São Paulo: Thomson. Recursos didáticos: quadro, projetor, computadores.
- 4
- 0
- 5
- 1
- IPLUSO6147-5029
- Estudos de Mercado
- 5029
- 6147
- Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- UC na área da Gestão, que pretende abordar as questões gerais e introdutórias nessa área. É essencial para quem vai atuar na área da Gestão, seja em que setor for. A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral.
- Semestral
Teste de avaliação de conhecimentos e competências - 45%
Trabalho/aula invertida - 45%
Participação nas aulas - 10%
- 1- A evolução da Gestão 2- A Gestão e o ambiente organizacional 3- As funções da Gestão Planeamento Organização Direção Controlo
- 1 - Retratar a origem histórica da Gestão e enquadrá-la no âmbito organizacional. 2- Indentificar, contextualizar e analisar as funções básicas da Gestão, com aplicação aos Recursos Humanos.
- Obrigatório
- Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
- Português
- TEIXEIRA, S. Gestão das Organizações, 3ª ed., Lisboa: Verlag Dashofer Portugal, 2013.
- 4
- 0
- 5
- 1
- IPLUSO6147-3191
- Introdução à Gestão
- 3191
- 6147
- Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- A Unidade Curricular Criatividade, Inovação e Empreendedorismo tem como principal objetivo dotar os alunos com os fundamentos para desenvolvimento projetos criativos, seja através da criação de novas empresas, seja no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços em empresas a criar ou já existentes. Os alunos irão adquirir competências para promover e organizar processos criativos, para entender a inovação como processo empreendedor e a relação das inovações com o mercado de consumidores.
- Semestral
É obrigatório a entrega e apresentação dos dois trabalhos. Os mesmos podem ser individuais ou em grupo.
Caso o aluno não entregue um ou os dois trabalhos, este é direcionado para exame.
Nota mínima para cada trabalho - 8 valores
A média é ponderada.
O regime de faltas para esta UC encontra-se em vigor pelo que o número máximo de faltas corresponde a 30% do total de aulas, ou horas, da unidade curricular,
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalhos, caso de estudo, trabalhos intermédios
1 de Novembro
25%
Trabalho final
Penultimo dia de aulas
40%
Teste de Avaliação
Ultimo dia de aulas
25%
Comportamento, participação e atitudes 10% - Os alunos serão incentivados a pensar com lógica e criticamente, a investigar, a comunicar com clareza, oralmente e por escrito, a apresentar informação, e a trabalhar em equipa. A unidade curricular é de natureza teórico-prática. A componente teórica incide sobre os conceitos e a parte prática consiste em investigação e aplicação de conceitos ao desenvolvimento básico de ideias de negócio. Conteúdos programáticos: 1. Criatividade a. Conhecimento, aprendizagem e conceção b. Processos de geração de ideias c. Experimentação 2. Cinco revoluções tecnológicas a. Digitalização e globalização b. Empresas e negócios digitais 3. Empreendedorismo a. Inventores, inovadores, investidores b. Fontes de oportunidade c. Mentalidade e ação empreendedora d. A empresa empreendedora 4. Inovação a. O processo de inovação-decisão b. Atributos da inovação c. Tipos de inovação d. Praticar inovação e. Clusters de inovação f. Quatro elementos principais da difusão de inovações
- Os alunos serão incentivados a pensar com lógica e criticamente, a investigar, a comunicar com clareza, oralmente e por escrito, a apresentar informação, e a trabalhar em equipa. A unidade curricular é de natureza teórico-prática.
- Obrigatório
- A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de casos em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita pela realização de dois trabalhos. Primeiro trabalho - Análise de um Paper que envolve a matéria a lecionar conjugado com a apresentação de capítulos da UC Segundo Trabalho – Análise de um caso existente ou criação de um produto/serviço que suporte a UC
- Português
- Drucker, P.F. (1985) Innovation and Entrepreneurship Perez, C. (2002) Technological Revolutions and Financial Capital. Edward Elgar Rogers, E.M. (2003) Diffusion of Innovations. Focal Press Venkataraman, V. (2010) Entrepreneurship. University of Virginia Darden Business School Sarasvathy, S. (2001) What Makes Entrepreneurs Entrepreneurial. University of Washington School of Business Sloman, J., et al. (2016) Economics for Business. Pearson Recursos Didáticos: - Sala com quadro e Vídeo projetor
- 4
- 0
- 3
- 1
- IPLUSO6147-22288
- Criatividade, Inovação e Empreendedorismo
- 22288
- 6147
- Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Sim
- Esta formação prática visa proporcionar aos formandos o desenvolvimento de aptidões e competências na área do laboratório de análises quimico-biologicas; Do ponto de vista laboratorial, existem muitos procedimentos gerais aplicáveis ¿¿a diferentes áreas da área das análises biologicas, nomeadamente no que diz respeito à recepção, armazenamento e gestão de amostras, procedimentos de preparação de soluções, verificação de material de vidro e gestão de amostras. materiais e reagentes. O estágio visa uma aprendizagem eminentemente prática que deverá ser refletida em um relatório final que descreva não só o trabalho desenvolvido durante o estágio, mas também os conhecimentos sobre o laboratório e a Instituição onde o estágio foi realizado.
- Semestral
Descrição
Data limite
Ponderação
Prática Laboratorial (PL)
Após conclusão do estágio
80%
Relatório Estágio (RE)
Após conclusão do estágio
20%
- Definição do plano individual de estágio, em articulação com a empresa beneficiária e com o estagiário (definição de objetivos e atividades a desenvolver no decorrer no estágio) Adaptação e integração na empresa. Implementação do plano de estágio, bem como a definição das metodologias/ técnicas a utilizar para implementar/melhorar as técnicas e procedimentos nas várias valências de Bioanálises e controlo de qualidade Elaboração do Relatório técnico do trabalho desenvolvido
- Permitir a aplicação em contexto de trabalho dos conhecimentos técnicos e cientificos adquiridos ao longo do curso
- Obrigatório
- Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
- Português
- Poupa, C., Pereira, A. Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Lisboa, Edições Silabo 5ª Ed. 2012.
- 4
- 0
- 30
- 2
- IPLUSO4085-19247
- Estágio
- 19247
- 4085
- Bioanálises e Controlo (T) (IPLUSO)