CIEL Camada de Integração Ensino Lusófona
  1. Está em...  
  2. Entrada
  3. Todas as Categorias
  4. Disciplina

Oficina da História e da Geografia de Portugal

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • A Unidade Curricular Oficina de História e da Geografia visa transformar o trabalho na sala de aula, tornando-o ativo e dinâmico, de modo a facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Considerando-se que o ensino deve estar centrado no aluno, este tem de transformar-se num agente do seu próprio conhecimento.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Participação nas aulas (frequência e qualidade das intervenções) 

    No decurso do semestre

    30%

     Trabalho de projeto nas aulas

    No decurso do semestre

    70%

     

     

     

     

  • -Organização de Contextos de Ensino e Educação. -Educação em História e Geografia nos primeiros anos. -Património. Tempo. Cidadania. Espaços de Vivência. Trabalho de projeto  
  • Identificar e analisar o papel da educação histórica e geográfica nos primeiros anos de escolaridade, com base na teoria que sustenta as orientações didáticas atuais; - Planificar atividades Indoor e Outdoor visando o processo de desenvolvimento de novos conhecimentos das crianças em relação ao meio social envolvente, ao meio físico e natural; -Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem ao conhecimento do meio físico, social e cultural. -Desenvolver nos alunos atitudes de crítica, reflexão, iniciativa, autonomia e respeito;  -Desenvolver hábitos de participação em atividades de grupo; - Motivar os alunos para a importância da aprendizagem em História e em Geografia. -  Compreender os seres humanos como agentes fruidores e transformadores do espaço geográfico; - Promover o desenvolvimento de competências de ação que permitam a mobilização dos saberes  
  • Obrigatório
  • A metodologia da Oficina de História e Geografia de Portugal  convoca os alunos  a assumir um papel ativo de problem-solvers segundo a metodologia Problem based learning. Em trabalho de projeto, os alunos são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.  
  • Português
  • Almeida, A. (2002). Abordar o Ambiente na Infância. Universidade Aberta. Katz, L., & Chard, S. (2009). A Abordagem por Projetos na Educação de Infância. Fundação Calouste Gulbenkian Paixão, F. (2006). Educação em ciência, cultura e cidadania. Alma Azul Roldão, M. (1995). O Estudo do meio no 1. ciclo. Fundamentos e estratégias. Texto Editora Silva, M. & Farenzena, R. (2012) Participação Infantil e Autonomia no Jardim de Infância: uma Questão de Cidadania. In Perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras, 72-83. http://tinyurl.com/qcm3dxp Ministério da Educação-DGE (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar Vasconcelos, T. (Coord.). (2012). Trabalhos por Projeto na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, Integrar Metodologias. MEC – DGIDC  
  • 4
  • 0
  • 6
  • 2
  • IPLUSO6128-22209
  • Oficina da História e da Geografia de Portugal
  • 22209
  • 6128
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)

Portfólio de Experiências III

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Com esta unidade pretende-se que o estudante, de forma autónoma, construa um percurso pessoal e profissional da sua responsabilidade, paralelo ao percurso académico que lhe é “imposto”, dando asas à sua capacidade de empreendorismo e criatividade. Esta unidade curricular é uma continuação da unidade anterior, mantendo os objetivos iniciais, mas podendo, de acordo com as experiências e práticas, ser alterada na sua dinâmica. Neste semestre o estudante elabora o portefólio final, integrando os portefólios produzidos nos semestres anteriores.
  • Semestral
  • Realização de um portfólio de atividades.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Participação

    dd-mm-yyyy

    20%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    80%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • O propósito desta UC é valorizar e apoiar o percurso autónomo dos alunos, reconhecendo formalmente a sua proatividade em experiências vividas fora do contexto das aulas presenciais e em contacto com os docentes. Seguindo uma orientação flexível do currículo, os conteúdos não são (nem podem ser) predeterminados. Neste sentido, os conteúdos emergem das experiências dos alunos em situações como: participação em eventos científicos ou educacionais, acompanhamento de projetos educativos, visitas a equipamentos históricos e culturais com fim claramente de aprendizagem ou de experiência docente, participação em cursos, unidades curriculares de outros cursos, voluntariado, intercâmbios nacionais e internacionais ou outra atividade não prevista neste programa.
  • - Definir e construir um percurso autónomo de aprendizagens paralelo, em situações e contextos complementares aos do currículo académico formal; - Desenvolver projetos de acompanhamento e/ou de intervenção em contextos sociais, comunitários, desportivos, educacionais e culturais, ao longo de todo o curso, sob a tutoria de um docente; - Desenvolver competências de interação, a criatividade e a sustentabilidade; - Desenvolver atitudes pró-ativas e de solidariedade.
  • Obrigatório
  • No início do curso, cada estudante será atribuído a um tutor que apoiará os seus projetos individuais de acompanhamento ou ação. Estes projetos serão calendarizados, planeados, realizados e avaliados pelo estudante e pelo tutor, constando de um portefólio intermédio. O estudante elaborará um portefólio, em cada semestre, que será objeto de avaliação qualitativa pelos orientadores do IPLUSO e da prática pedagógica.
  • Português
  • Bernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio: Uma Escola de Competências. Porto: Porto Editora. Sá-Chaves, I. (2005). Os “portfólios reflexivos” (também) trazem gente dentro. Porto: Porto Editora. Zabalza, M. A. (1994). Diários de Aula. Porto: Porto Editora.
  • 4
  • 0
  • 3
  • 2
  • IPLUSO6128-22211
  • Portfólio de Experiências III
  • 22211
  • 6128
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)

Prática de Ensino Supervisionada III - em 1º ciclo do EB

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Sim
  • A UC apresenta-se, como uma etapa de ação prática para o professor de 1º CEB, sintetizando as aprendizagens realizadas noutras UC’s, integrando e transformando saberes disciplinares em profissionais.
  • Semestral
  • A avaliação do desempenho profissional resulta das informações recolhidas quer pelo professor tutor, quer pela escola cooperante.

    Avaliação final resulta de 40% do Desempenho profissional; 40% Portfólio e 20% Assiduidade e Participação, assumindo uma avaliação com média final ponderada.

    Descriçã

    Data limite

    Ponderação

       

     

     

     

     

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • Descrição dos conteúdos  1. Os princípios pedagógicos e didáticos das áreas curriculares do currículo do 1º CEB.  2. A Identidade Profissional do Professor do 1º CEB.  3. Projeto de autonomia e flexibilidade curricular.  4. Pedagogia inclusiva e diferenciação pedagógica.  5. Análise de documentos estruturantes da escola/professor: Projeto Educativo; Plano Anual de Atividades; Plano de Turma...:  6. Observação e caracterização do contexto socioeducativo e das suas dinâmicas educativas  7. Planificação da intervenção educativa, adequada ao contexto socioeducativo.  8. Intervenção e avaliação educativa  9. A avaliação das aprendizagens: momentos, formas e instrumentos.  10. Reflexão, problematização e investigação em ação educativa.
  • - Identificar o funcionamento das escolas do 1º CEB, (estruturas de gestão, modos de organização). - Utilizar técnicas e instrumentos de observação, registo e avaliação das atividades dos contextos do 1º CEB. - Aplicar na prática pedagógica os conteúdos adquiridos nas didáticas e noutras UC’s científicas e educacionais. - Conceber, implementar e avaliar propostas pedagógicas metodologicamente adequadas. - Planificar a ação pedagógica de forma integrada e flexível, identificando as dificuldades do processo. - Selecionar e adequar metodologias que ajudem a organizar, desenvolver e integrar conhecimentos e saberes. - Conceber o trabalho em equipa, numa atitude investigativa, privilegiando a reflexão partilhada.
  • Obrigatório
  • A UC desenrola-se nas instituições do 1.º CEB protocoladas. Esta UC está dividida entre horas de Estágio (100), Seminários de preparação, reflexão e avaliação do trabalho realizado (30) e Orientação Tutorial (20).  O percurso dos estudantes é progressivo contemplando a observação e caracterização do contexto socioeducativo, a intervenção pedagógica e a avaliação e reflexão sobre o seu percurso formativo e o dos seus alunos em contexto de estágio.  Os alunos também irão, no âmbito do estágio, cooperar e intervir em, pelo menos, quatro intervenções não assistidas com a supervisão do professor cooperante.  Todas as planificações das intervenções e os respetivos recursos construídos serão apresentados e discutidos com o professor tutor em articulação com o professor cooperante.  A avaliação do desempenho profissional resulta das informações recolhidas quer pelo professor tutor, quer pela escola cooperante.  Avaliação: 40% Desempenho profissional; 40% Portefólio; 20% Assiduidade e Participação.
  • Português
  • Alarcão, I. (2001). A Escola Reflexiva. Alarcão, (org.) Escola Reflexiva e Nova Racionalidade (pp. 9-30) Porto Alegre: Artmed. Alarcão, I. e Tavares, J.(2018) Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra: Almedina Bell, J. (2002) Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa:Gradiva/ trajectos, n.º 38. Coutinho, C. P., et al. (2009). Psicologia Educação e Cultura. Investigação-Acção: Metodologia Preferencial nas Práticas Educativas, XIII , pp. 355-380. Formosinho, J. e Machado, J. (2009) Equipas educativas. Para uma nova organização da escola. Porto:Porto Editora. Leite, T. (2010) Planeamento e conceção da ação de ensinar. UA Pinto J. e Santos, L. (2006) Modelos de Avaliação das Aprendizagens, Lisboa: UA Reis, P. (2011) Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: ME Roldão, M.C. (2009) Estratégias de Ensino. F. Leão
  • 4
  • 0
  • 9
  • 2
  • IPLUSO6128-22206
  • Prática de Ensino Supervisionada III - em 1º ciclo do EB
  • 22206
  • 6128
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)

Oficina da Matemática

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • O programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos à didática da matemática. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais práticos – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os educadores desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir dispositivos e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com o projeto pedagógico e com o projeto educativo da instituição em que desempenha as suas funções.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Participação nas atividades da UC incluindo discussões e reflexões sobre textos e temas trabalhados nas aulas

    Ao longo do semestre

    25%

    Portfolio reflexivo

    No final do semestre

    25%

    Trabalho escrito de planificação de uma intervenção que deverá conter quer uma fundamentação teórica dessa proposta, quer uma reflexão pessoal sobre a sua importância para o desenvolvimento das crianças no Pré-Escolar ou 1.º ciclo

    No final do semestre

    50%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • Descrição dos conteúdos Desenvolvimento do sentido de número Relações numéricas Contagem Saber a série numérica Fazer corresponder um a um entre número e objeto Perceber que a contagem não depende da ordem Entender a cardinalidade Operações e número Seriação ClassificaçãoCorrespondência termo a termo Desenvolvimento do pensamento algébrico  Identificação de regularidades organização de Dados Utilização de tabelas Utilização de gráfico de barras e tridimensionais Geometria e Medida  Desenvolvimento da orientação espacial Operar com formas e figuras Deslizar, Refletir e Rodar Padrões geométricos Completar padrões geométricos  Medição de grandezas Comparar e ordenar Utilizar uma unidade de medida Avaliação refuladora do ensino e da aprendizagem ¿Utilização do portef´olio reflexivo no pré-escolar e no 1º ciclo
  • Enquadrar os fundamentos das orientações curriculares para a educação pré-escolar no contexto do desenvolvimento do pensamento matemático. Manifestar conhecimento sobre aspetos relevantes de estudo incidindo sobre o desenvolvimento do conhecimento matemático das crianças em idade pré-escolar e 1.º ciclo. Reconhecer a importância das situações experimentais, do jogo e de situações do quotidiano para o desenvolvimento do pensamento matemático. Analisar e conceber experiências de aprendizagem facilitadoras do desenvolvimento do pensamento matemático. Manifestar espírito crítico e capacidade de reflexão relativamente às suas propostas de intervenção.
  • Obrigatório
  • O docente apresentará os quadros conceptuais relativos aos conteúdos programáticos da UC, colocando os estudantes num papel ativo contribuindo para a discussão dos temas em estudo, consubstanciadas nas atividades que a seguir se apresentam: Apresentação de tarefas pelo docente que requerem a participação ativa dos estudantes, acompanhadas de debate generalizado no seio da turma. Pesquisa, discussão e reflexão de artigos empíricos e/ou teóricos relacionados com a prática no pré-escolar. Elaboração de planificações de propostas pedagógica-didática, em trabalho de grupo.
  • Português
  • Santos, E., & Santos, L. (2019). Estratégias avaliativas reguladoras para a aprendizagem com tarefas que usam tecnologia: Que contributo para uma prática reguladora do ensino? In Guimarães, H., Pinto, H., Silvestre, A. I., Jorge F. R. & Afonso, P. M. (Eds.), Atas do XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM. Silvestre, A. I., Jacinto, H., Serrazina, L., Amado, N., Carreira, S., Santos, E., Ferreira, R., Martins, C., Pires, M., & Castro, J. (2023). Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses. In Quadrante, 32 (2), 49-76. https://doi.org/10.48489/quadrante.32632 Castro, J., Rodrigues, M. (2008). Sentido do número e organização de dados: Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC. Reimão, J., Mendes, F. (2022). A emergência do pensamento algébrico: padrões na creche e no jardim de infância. Media@ções. Vol. 10,nº1. ESE-IPS.  
  • 4
  • 0
  • 6
  • 2
  • IPLUSO6128-22205
  • Oficina da Matemática
  • 22205
  • 6128
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)

História e Geografia de Portugal

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Esta UC é fundamental para preparar o futuro professor para a área de Conhecimento do Meio (Pré), e para o Estudo do Meio (1. Ciclo). O conhecimento do meio envolvente da criança é importante para a sua segurança, para a construção da cidadania e para o respeito pelo património. O conhecimento do passado familiar da criança é fundamental para que ela possa ir construindo e desenvolvendo a noção de tempo.
  • Semestral
  • A avaliação na unidade curricular é constituída pela ponderação dos elementos:                                                                    

    - Assiduidade, pontualidade e participação (20%)-

    - recensão crítica ( individual, pares ou grupo)- 30%

    - Trabalho final ( individual, pares ou grupo) -50%

     

  • A área do Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio na formação da criança 1. A área do Conhecimento do Mundo nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar 2.A área de estudo do Meio nas Aprendizagens Essenciais do 1. ciclo 3. A importância das ciências sociais na infância: a construção da identidade, a educação para a cidadania. 4. A noção de tempo na criança   A descoberta do mundo social, físico e natural 1. O papel do educador/professor como mediador na aprendizagem do mundo 2 . Aprender história e geografia na infância Metodologias de trabalho e utilização de recursos. 1. O meio físico e social como recurso: a preparação e o planeamento de saídas de campo. 2. O conhecimento e valorização do património local
  •   -Destacar nos documentos oficiais as temáticas que dizem respeito ao Conhecimento do Mundo e ao Estudo do Meio - Valorizar o papel que a História e Geografia de Portugal desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças, bem como na segurança, construção da identidade, na educação para a cidadania, conhecimento do meio e respeito pelo património - Relacionar a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo na educação de infância - Entender o papel da História e Geografia de Portugal na área do Conhecimento do Mundo e no Estudo do Meio - Conhecer e utilizar métodos, técnicas e instrumentos adequados à construção do conhecimento no âmbito das Ciências Sociais - Desenvolver atitudes científicas criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem; - Propor atividades pedagogicamente adequadas ao contexto pré-escolar e do 1. ciclo      
  • Obrigatório
  • As metodologias privilegiam um ensino colaborativo e cooperativo, através de trabalhos de grupo, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva e do debate, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos saberes e para a respetiva mobilização. Daremos assim relevo a formas de trabalho que incluam pesquisa bibliográfica relevante e a sua análise crítica. Em trabalho grupo, os alunos são levados a refletir sobre o novo conhecimento adquirido e decidem sobre ações futuras a empreender, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma vasta gama de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.
  • Português
  • Aprendizagens Essenciais. Disponível em; https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/1_estudo_do_meio.pdf Orientações Curriculares. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf Metas de Aprendizagem. Disponível em: https://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/wp-content/uploads/2010/09/Curriculo_Nacional1CEB.pdf
  • 4
  • 0
  • 3
  • 2
  • IPLUSO6128-13663
  • História e Geografia de Portugal
  • 13663
  • 6128
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  1. Portfólio de Experiências II
  2. Diversidade, Equidade e Inclusão
  3. Oficina da Comunicação e da Linguagem em EPE
  4. Prática de Ensino Supervisionada II - em jardim de infância

Pág. 9 de 15

  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13

Escolha o seu idioma

  • Português (Portugal)
  • English (United Kingdom)

Menu Português

  • Início
  • Todas as Categorias

Pesquisa

Login Form

  • Esqueceu-se da senha?
  • Esqueceu-se do nome de utilizador?