CIEL Camada de Integração Ensino Lusófona
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  4. Disciplina

Projeto Integrado Digital

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • A unidade curricular "Projecto Integrado Digital", no 2º ano do TeSP de Marketing Digital e Comércio Electrónico, visa capacitar os alunos na elaboração e gestão de projectos digitais. Focando-se na aplicação das metodologias do PMBOK, esta unidade abrange a calendarização, monitorização de recursos e gestão de riscos, promovendo a prototipagem e a viabilidade técnica. Os alunos desenvolvem competências práticas essenciais para o mercado de trabalho, integrando a criatividade do Design Thinking com a gestão técnica de projectos. Assim, esta unidade é crucial na preparação dos estudantes para os desafios do marketing digital e comércio electrónico, assegurando a sua capacidade de liderar projectos digitais de forma eficiente e inovadora.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência

    24.11.2025

    40%

    Projecto

    22.01.2026

    60%

     

     

     

     

  • 1. Calendarizar as actividades. 2. Identificar os recursos necessários 3. Identificar e/ou antecipar possíveis obstáculos 4. Delinear estratégias de monitorização e avaliação do processo. 5. Realizar as pesquisas necessárias à recolha de informação 6. Apresentar o projecto elaborado, adequando o (s) formato (s) dessa apresentação às audiências e espaços
  • Os objetivos da unidade curricular são: - Elaboração detalhada de um projecto em contexto real ou simulado. - Analisar os recursos envolvidos: humanos e financeiros numa perspetiva de realização do projeto. - Detalhar as diferentes áreas do projecto em comunicação web. - Estruturar o projecto em vectores de força. - Estudar o espaço e públicos alvo. Gerir os apoios à produção .
  • Obrigatório
  • As metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, como o Estudo de Caso, o Trabalho Colaborativo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), promovem uma aprendizagem activa e participativa. O Estudo de Caso permite aos alunos aplicar conceitos teóricos a cenários práticos, fomentando a tomada de decisões informadas. O Trabalho Colaborativo incentiva a cooperação entre os alunos, melhorando a comunicação e gestão de equipas. Por sua vez, o PBL coloca os alunos perante problemas reais, estimulando a autonomia e o pensamento crítico. Estas abordagens são essenciais para desenvolver competências práticas, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho
  • Português
  • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
  • 25
  • 0
  • 6
  • 2
  • ISLA Santarém6013-17473
  • Projeto Integrado Digital
  • 17473
  • 6013
  • Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)

Legislação Informática e do Comércio Eletrónico

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Nada a referir.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    19-11-2025

    100%

     

     

     

     

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. Da ordem juridia da comunicação do estado de direito 1.1 A Liberdade de Expressão e Informação 1.2 Normativos da Informação e Dignidade Humana 1.3. A informática na Constituição da República Portuguesa 2. Os normativos juridicos da informática 2.1 Regulamento geral de Protecção de Dados Pessoais - RGPD 2.2 Comissão Nacional de Protecção de Dados 2.3 Lei da Criminalidade Cibernética 2.4 Lei do Comércio Electrónico 2.5 Lei das Comunicações Electrónicas 2.6 A Protecção Jurídica do Software
  • Os objetivos da unidade curricular são: - Assegurar o conhecimento dos normativos aplicáveis às actividades informáticas, quer enquanto no uso de ferramentas de suporte, quer no respeitante aos conteúdos. - Os estudantes deverão ficar aptos a discernir sobre as obrigações jurídicas a que estão sujeitos todos os profissionais envolvidos na fileira dos processos de comércio electrónico, nomeadamente os normativos de natureza contratual. - Os estudantes deverão ainda ficar a conhecer os normativos que a protecção dos direitos de natureza jurídica.
  • Obrigatório
  • Presencial: Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Aprendizagem baseada em PBL Problem/Project-based learning   Autónoma: 1. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
  • Português
  • VEIGA, Armando – Legislação de Direito da Informática – Coimbra Editora Coimbra SARMENTO E CASTRO, Catarina (2005). Direito da Informática, Privacidade e Dados Pessoais. Almedina Coimbra MARQUES, Garcia e MARTINS, Lourenço (2000). Direito da Informática Almedina - Coimbra GONÇALVES, Maria Eduarda (1994). Direito da Informação – Coimbra VIEIRA DE ANDRADE, José Carlos (1994). Os Direitos Fundamentais e a Comunicação Social Coimbra Editora Regulamento Geral de Proteção de Dados - RGPD.  
  • 25
  • 0
  • 3
  • 2
  • ISLA Santarém6013-17472
  • Legislação Informática e do Comércio Eletrónico
  • 17472
  • 6013
  • Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)

Estudos de Mercado

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • Disciplina da área do marketing, fundamental na compreensão dos mercados onde as empresas atuam
  • Semestral
  •  

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    7-01-2026

    50%

    1º Trabalho

    29-10-2025

    20%

    2º Trabalho

    10-12-2025

    30%

     

     

     

  • 1. A informação e a decisão 2. As fontes de dados – o SIM 3. Estudos de mercado – tipos e processos 4. O design do estudo de mercado 5. A implementação do estudo de mercado 6. Amostragem 7. A dimensão da amostra 8. Definição de métodos: questionário e entrevista 9. A recolha dos dados 10. Software de apoio 11. Análise e interpretação de dados 12. Preparação e elaboração de relatórios 13. Aplicações de estudos de mercado
  • Os objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos relacionados com os estudos de mercado. - Caraterizar o design de um estudo de mercado. - Apresentar as técnicas inerentes aos estudos de mercado enquanto instrumento de recolha, tratamento e apresentação da informação. - Utilizar software específico de apoio à realização de estudos de mercado. - Identificar os aspetos principais de um relatório final de estudo de mercado.
  • Obrigatório
  • - Aula Invertida - PBL – Problem Based Learning
  • Português
  • Clow, Kenneth, Karen E. James (2011). Essentials Of Marketing Research Putting Research Into Practice, Sage Publications Inc. Mcgivern, Yvonne (2013). The Practice Of Market Research. Pearson Education Limited. Pessoa Lopes, J. L. (2011).Fundamental dos Estudos de Mercado. Edições Sílabo. Vicente, Paula (2012). Estudos de Mercado e de Opinião. Edições Sílabo. Frade, R. & Vieira, J. (2024). Plano Comercial de Vendas. Conceção, organização e gestão. Edições Sílabo. Lisboa.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 2
  • ISLA Santarém6013-5029
  • Estudos de Mercado
  • 5029
  • 6013
  • Marketing Digital e Comércio Eletrónico (ISLA-Santarém)

Língua Inglesa

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  • A Unidade Curricular de Língua Inglesa pretende oferecer aos estudantes uma oportunidade para o desenvolvimento das competências em Língua Inglesa integradas nos níveis B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Assim, os alunos terão a oportunidade de  desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação; de utilizar a Língua Inglesa como instrumento de trabalho, respeitando a cultura de cada um dos intervenientes e as situações diversas de interculturalidade e interdisciplinariedade; e de manipular autónoma da, autonomamente, a Língua Inglesa nas dimensões científica e tecnológica para conseguir comunicar acerca de estas áreas a terceiros.
  • Semestral
  •  

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    08/01/2026

    50%

    Portfolio

    Ao longo do semestre

    15%

    Apresentação Oral

    04/12/2025

    35%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. A importância da comunicação global. 2. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional. 3. A língua inglesa e as novas tecnologias. 4. A comunicação oral e a comunicação escrita em língua inglesa. 4.1. Aspetos formais (fonológicos, sintáticos e léxico-semântico) do sistema linguístico inglês. 4.2. Gramática: tempos verbais; If-clauses. 4.3. Interpretação e produção de texto. 4.4. Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em língua inglesa; apresentação escrita e oral desses projetos.
  • O1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita. O2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem. O3. Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional. O4. Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho e de comunicação. O5. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica. Aptidões e competências: C1. Desenvolver autonomia na comunicação, promovendo a expressão oral e escrita, bem como o domínio das regras gramaticais e vocabulário. C2. Ser capaz de aplicar conhecimentos linguísticos prévios a novos contextos, adaptando o que foi aprendido a situações de comunicação variadas. C3. Conhecer e praticar o vocabulário e os termos técnicos relacionados com a sua área de trabalho. C4. Aplicar ativamente a língua inglesa em tarefas e situações de trabalho, como meio de comunicação.
  • Obrigatório
  • Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; resolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2. Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação / discussão da mesma, recorrendo a ferramentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando suporte papel. Autónoma: 3. Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
  • Português
  • Badger, I. & Menzies, P. (2005). Business Life. London. Marshall Cavendish Education. Brooks, Bessie (2013). A Guide To English Grammar: Conjugation Of Verbs Volume 1, 2 and 3, Xisbris Corporation. Denham, K. & Lobek, Anne (2013). Navigating English Grammar - A Guide To Analyzing Real Language, John Wiley and Sons Ltd. Evans, V., Dooley, J. & Wright, S. (2012).Career Paths: Information Technology, UK. Express Publishing. Swan, Michael & Walter C. (2007). How English Works: A Grammar Practice Book (With Answers), Oxford University Press.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 1
  • ISLA Santarém1994-12561
  • Língua Inglesa
  • 12561
  • 1994
  • Organização e Gestão Industrial (ISLA Santarém)

Tecnologias de Informação e Comunicação

Detalhes
Categoria: Disciplina
  • Não
  •    A Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foca-se na capacitação dos alunos para o uso eficaz de tecnologias digitais, com uma abordagem prática que inclui o uso de sistemas operativos, ferramentas de produtividade, e plataformas de computação em nuvem. A UC abrange o uso de software e hardware numa perspetiva de utilizador e gestor, abordando desde a gestão de sistemas operativos até à aplicação de ferramentas colaborativas e soluções de computação em nuvem. A UC de TIC é essencial para qualquer ciclo de estudos que pretenda formar profissionais aptos a atuar num ambiente digital e tecnológico, especialmente em cursos de gestão, marketing, informática, e outras áreas onde a eficiência tecnológica é crucial. A sua pertinência reside na necessidade de dotar os alunos com competências digitais que são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, promovendo a literacia digital e a capacidade de adaptação a novas ferramentas tecnológicas.
  • Semestral
  • Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação PowerPoint

     

    15%

    Avaliação Word

     

    20%

    Avaliação Excel

     

    20%

    Trabalho de grupo   20%
    Cibersegurança   25%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

  • 1. Sistemas Operativos (Windows e Linux) – 3 horas 2. Plataforma de produtividade e armazenamento (Google Drive) – 3 horas 3. Processador de texto (Word) – 9 horas Cabeçalhos e rodapés Estilos e Indices Gestão de Bibliografia 4. Folha de cálculo (Excel) – 9 horas Fórmulas Funções Gráficos 5. Fundamentos de computação em nuvem (AWS) - 9 horas Introdução aos serviços de computação em nuvem Serviços de computação Serviços de análise Serviços de bases de dados Ferramentas do desenvolvimento Ferramentas de gestão Serviços de armazenamento Serviços de rede e entrega de conteúdo 6. Módulos de opção (estudante escolhe um dos dois) – 9 horas a. Internet das Coisas (IoT). b. Fundamentos de Cibersegurança.
  • Os objetivos da unidade curricular são os seguintes: - Possibilitar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de informática (hardware e software) numa perspetiva de gestor e utilizador. - Disponibilizar aos estudantes os conhecimentos fundamentais e as competências necessárias à correta utilização das tecnologias informáticas no contexto das suas atividades pessoais e profissionais. - Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilização de ambientes de aprendizagem virtual. - Apresentar os fundamentos da computação em nuvem. - Apresentar as principais ferramentas disponíveis nas plataformas de computação na nuvem. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Aplicar as técnicas e selecionar as aplicações informáticas mais adequadas a cada situação; - Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona; - Utilizar uma plataforma de computação em nuvem. - Desenvolver e inserir conteúdos em plataformas colaborativas de computação e de aprendizagem.
  • Obrigatório
  • Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) - Permite aos alunos desenvolvem projetos práticos, aplicando os conteúdos da UC, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Gamificação - Uso de desafios e recompensas para motivar os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente. Aprendizagem Colaborativa Online - Utilização de ferramentas digitais como Google Drive para promover o trabalho em grupo e a colaboração em tempo real.
  • Português
  • - Dan, C. M. (2018). Cloud Computing - Theory and Practice. Morgan Kaufmann. - Frye, C. D. (2019). Microsoft excel step by step. Microsoft Press. - Lambert, J., & Cox, J. (2019). Microsoft word step by step. Microsoft Press. - Murray, K. (2015). Microsoft office 365. Microsoft Press.
  • 25
  • 0
  • 5
  • 1
  • ISLA Santarém1994-10843
  • Tecnologias de Informação e Comunicação
  • 10843
  • 1994
  • Organização e Gestão Industrial (ISLA Santarém)
  1. Organização e Gestão
  2. Língua Portuguesa
  3. Métodos Quantitativos
  4. Gestão da Manutenção

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