- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- UC vinculada à prática do desenho.
- Semestral
A avaliação dos conhecimentos e competências traduz uma ponderação que tem em conta a participação e acompanhamento efetivo do aluno em aula, o volume de trabalho desenvolvido e empenho, a resposta adequada aos exercícios propostos e a qualidade do desempenho, aferidos em três níveis:
- 10%. Avaliação contínua: pontualidade, participação e assiduidade (75%) cujo incumprimento obriga ao exame.- 70% Avaliação periódica (2 momentos: 30% - 1ª avaliação periódica; 40% - 2ª avaliação periódica);
- 10% Projecto pessoal em Desenho;
- 10% Diário gráfico: exploração autoral do desenho (mínimo 20 desenhos).
O exame de recurso é constituído pela entrega de todos os exercícios do semestre (50%) e da apresentação do exercício de exame (50%).
- Desenho como prática artística e modo de pensamento. - Exercícios de observação directa que exigem a exploração gráfica de media próprios do desenho para uma representação mimética dos modelos - Exercícios de observação indirecta com reprodução de imagens fotográficas e / pinturas através de grelhas de referência e critérios de ampliação ou redução, com exploração gráfica de media próprios do desenho - Exercícios de exploração de métodos de criação de imagens abstractas; - Projeto Pessoal: Diário Gráfico (2 desenhos por semana) - Exercícios de discussão (auto-)crítica sobre os trabalhos realizados em cada aula.
- Esta UC vem na sequência da UC Desenho de Representação I. Tem como objectivo: - A descrição gráfica de modelos reais que visa ao seu reconhecimento visual através de metodologias do desenho artístico e o domínio do respectivo vocabuláio técnico. - Aprofundar e explorar competências processuais (grelhas, referências, escalas) e técnicas (media e suportes) no domínio do desenho - Compreender e explorar as linguagens gráficas de âmbito abstracto (vs descritivo): distinguir elemento visuais-icónicos de elementos pictórico-plásticos. - Desenvolver competências que potenciam a aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho individual.
- Obrigatório
- Apresentação dos exercícios com demostração de exemplos e de metodologias; análise crítica no final das aulas sobre todo o trabalho realizado. Aulas realizadas em espaços exteriores. Realização de um projecto pessoal em desenho no final do semestre. Trabalhos colaborativos. Multiplicidade nas técnicas e suportes de trabalho. Privilegia-se a relação tutorial.
- Português
- . ARNHEIM, Rudolf (1986): Arte e percepc¿a¿o visual. S. Paulo: Vertente, . BAMMES, Gottfried (1991), L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra. . EDWARDS, Betty (1984). Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume. . EDWARDS, Betty (2000), Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid: Urano. GOLDSTEIN, Natham (1992), The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall. . GO¿MEZ Molina, Juan Jose¿ (coord.) (1995), Las lecciones del dibujo. Madrid: E¿diciones Ca¿tedra MOREAUX, Arnold (1988), Anatomia arti¿stica. Madrid: Ediciones Norma. . NICOLAIDES, Kimon (1969), The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin. . SMAGULA, Howard J. (1992), Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education. SIMBLET, Sarah: Anatomy for the artist. London: Dorling Kindersley, 2001 . WONG, Wucius (1998), Princi¿pios de forma e desenho. Sa¿o Paulo: Martins Fontes
- 4
- 0
- 6
- 1
- IPLUSO6330-23167
- Desenho de Representação II
- 23167
- 6330
- Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Estudo do contexto histórico e social da ilustração (imagem ilustrada) enquanto forma de expressão visual.
- Semestral
A avaliação é continua, intercalar e final e realiza-se com base em:
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Tarefas individuais realizadas na aula ou a partir do que acontece na aula e
que se relacionam prioritariamente com os seus conteúdos, ex. relatórios sobre
documentários, resumo de palestra; resolução de exercícios sobre os conteúdos
programáticos da UC., etc.ao longo do semestre
20%
1º teórico- projecto prático (em grupo), desenvolvido fora da
aula, com data de entrega definida nos enunciados das propostas de trabalho,
(com apresentação oral incluída);dd-mm-yyyy
30%
2º teórico-projecto prático (individual), desenvolvido fora da
aula, com data de entrega definidas nos enunciados das propostas de trabalho,
(com apresentação oral incluída);dd-mm-yyyy
40%
A nota mínima para aprovar são 10 (dez) valores.
Trabalhos com elementos com cópia parcial ou na íntegra, sem a devida citação, ou realizados através do uso de programas de inteligência artificial não serão aceites,
tendo uma classificação de 0 (zero) valores.
A não presença, o não cumprimento dos exercícios, a cópia dos mesmos, ou a sua execução através de sites de inteligência artificial, implica fazer o Exame de
Recurso (notas negativas ou melhoria de nota), ou Exame de Época Especial (com regulamento próprio, ex. alunos trabalhadores-estudantes).
Cabe ao aluno a apresentação de todos os exercícios realizados durante o semestre, e teste oral/escrito ou exercício lançado no dia do exame.
Alunos regulares: 75% presenças obrigatórias em aula, avaliações presenciais e obrigatórias.Alunos trabalhadores-estudantes: 30% presenças obrigatórias em aula e avaliações presenciais e obrigatórias.
- Descrição dos conteúdos ARTE E ILUSTRAÇÃO Ilustração como disciplina. Conceitos: ilustração e ilustrador. Práticas de ilustração. Relação com as Artes e o Design HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO MUNDIAL Génese. Pré-História e sociedades sem escrita. Técnicas, função e integração social. Evolução na Antiguidade e Idade-Média. Renascimento. Revolução de Gutenberg: produção e integração da ilustração. Suportes, técnicas e campos de descoberta. Época Vitoriana. Pré-Modernismo. A diversificação e importância de projetos editoriais. O livro para crianças. Contextos editoriais no século XX. Modernismo e desenvolvimento do projecto de edição. Conceitos de forma, correntes artísticas e respectivos estilos. Identidade artística. A contemporaneidade. Questões em aberto. O livro objeto e o livro de artista. HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA História, autores e domínios de acção da ilustração em Portugal. Ligação com as diversas correntes e experiências internacionais.
- Esta UC visa contextualizar a ilustração enquanto forma de expressão visual, analisando as suas raízes e fundamentos. Estudar qual o papel do ilustrador, quais os meios de inscrição e apoio, como evoluiu a profissão ao longo do tempo – da história da arte – numa análise de referência e fatores socioculturais. Realizar análise da expansão da Ilustração em Portugal. Compreender qual a importância da imagem no contexto histórico e social, especificamente a evolução da imagem ilustrada nas suas mais diversas manifestações e contextos. Identificar as diversas fases históricas da ilustração, desde as primeiras tentativas de criar uma narrativa até à contemporaneidade, as suas técnicas, e um número alargado de autores representativos desta cronologia. Visa ainda desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e organizado, capacitar os alunos para realizar pesquisas e desenvolver argumentação descritiva, bem como promover a comunicação e trabalho em pares.
- Obrigatório
- Esta UC tem uma metodologia teórica através de exposição oral interativa com recurso a meios audiovisuais, intercalando com lançamento de questões, aulas de debate, exibição de documentários, com o objetivo de promover a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, visa também preparar para a literacia na área da ilustração, com a aquisição de conhecimentos genéricos sobre história da ilustração. Enquanto procedimentos de investigação a UC estimula o Project-Based Learning, sendo atribuídas determinadas tarefas ou questões a investigar, sendo disponibilizados aos alunos enunciados explicativos dos projetos, bem como os critérios de avaliação. Estes projetos podem ser realizados através de projetos colaborativos ou individualmente consoante o projeto. A aprendizagem com especialistas é também valorizada, recebendo (presencial ou online), a convite, artistas e especialistas, para promover o diálogo em grupo, o pensamento reflexivo e a partilha de experiências.
- Português
- Bland, D. (1969). A History of Book Illustration (2d ed.) Darton, F. J. H. (1931). Modern Book © Illustration in Great Britain and America. The Studio limited. Heck, J. G. (1979). The Complete Encyclopedia of Illustration. James, P. (1947). English Book Illustration, 1800-1900. Penguin Books, London Klemin D. (1970). The Illustrated Book. NY: Bramhall House Lobo, T. (2010). Ilustração em Portugal I – 1910 a 1940. Vade Edições, Lisboa. Male, A. (2007). Illustration: A Theoretical Contextual Perspective. AVA Publishing S.A., Lausanne. Melot, M. (1984). The Art of Illustration. Rizzoli; First Edition Wigan, Mark. (2009). The Visual Dictionary of Illustration. AVA Publishing S.A., Lausanne. Zeegen, Zawrence. / Crush (2005). The Fundamentals of Illustration. AVA Publishing S.A., Lausanne.
- 4
- 0
- 4
- 1
- IPLUSO6330-23162
- História Aplicada às Técnicas de Ilustração
- 23162
- 6330
- Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Ilustração Editorial.
- Semestral
30% projeto de ilustração para a imprensa
30% projeto de ilustração para publicidade
30% projeto de ilustração para álbum ilustrado
10% Avaliação contínua: pontualidade, participação e assiduidade (75% das sessões) cujo incumprimento obriga a exame.
O exame de recurso é constituído pela entrega de todos os exercícios do semestre (50%) e da apresentação do exercício de exame (50%).
30% illustration project for the press
30% illustration project for advertising
30% illustration project for illustrated album
10% Continuous assessment: punctuality, participation, and attendance (75% of classes) whose non-compliance requires examination.
The appeal exam consists of the delivery of all exercises in the semester (50%) and the presentation of the exam exercise (50%).
- Aquisição de conhecimentos e competências em três ramos fundamentais: 1. ILUSTRAÇÃO PARA IMPRENSA Criação de personagens e de tira de banda desenhada para lançar uma série de tiras de BD Noções de banda desenhada (escrita de guião, character design e cenários, thumbnailing, desenho, artefinalização, balonagem/legendagem, onomatopeias, layout/grelhas, ritmo, escala de planos); Exportação de ficheiros para aplicação em suportes impressos e digitais. 2. ILUSTRAÇÃO PARA PUBLICIDADE Criação de ilustrações para aplicação em suportes impressos e digitais de pequeno, médio e grande formato. Suportes e estratégias de comunicação e divulgação impressa e na web (cartaz, imagem para Instagram, outdoor, banner para Facebook). 3. ILUSTRAÇÃO PARA ÁLBUM ILUSTRADO Criação de ilustrações, com integração de texto, para álbum ilustrado Criação de manchas visuais harmoniosas; Criação de imagem sequencial com o intuito de produzir uma narrativa visual coerente; Princípios básicos de paginação.
- Esta UC estimula à produção de conteúdos visuais que articulam imagem/texto. Objetivos: dotar de saberes e competências na interpretação, criação e exploração de soluções gráficas ilustradas que respeitam conceitos e ideias predeterminados; a aquisição de léxico e competências metodológicas facilitadoras na integração no mercado de trabalho; Reconhecer as exigências e características específicas de diferentes ramos da ilustração editorial, no âmbito da produção de imagens para imprensa, álbum ilustrado e publicidade; Dominar o léxico próprio da ilustração editorial, e a terminologia específica inerente à produção de materiais gráficos e exportação de artes finais para impressão; Aplicar a metodologia projetual e respeitar os prazos; Analisar, interpretar e criar narrativas visuais eficientes; Explorar recursos, técnicas e materiais para a criação de propostas gráficas adequadas a briefs; Conceber, elaborar e avaliar criticamente projetos de ilustração editorial.
- Obrigatório
- Metodologia teórico-prática: apresentações verbais e audiovisuais (PowerPoint, vídeos, livros) pelo docente, com exemplos e discussão, e exercícios práticos. Exemplificação de métodos de trabalho, modelos e estruturas de produção na sala de aula.
- Português
- BARBOSA, Conceição (2012). Manual Prático de Produção Gráfica. Principia. COHN, Neil (2013). The Visual Language of Comics: Introduction to the Structure and Cognition of Sequential Images. Bloomsbury Advances in Semiotics. EISNER, Will (2008). Comics and Sequential Art: Principles and Practices from the Legendary Cartoonist. Will Eisner Instructional Books. EISNER, Will (2008). Graphic Storytelling and Visual Narrative. Will Eisner Instructional Books. GILILEBORG, Christian (2015). Gramática Visual. Gustavo Gili. JARDÍ, Enric (2016). Pensar con imagens. Gustavo Gili. MCCLOUD, Scott (1994. Understanding Comics: The Invisible Art. MCKEE, Robert. (1997). Story: Style, Structure, Substance, And the Principles of Screenwriting. Harpercollins. REES, Daniel, (2014). How to be an illustrator. Lawrence King. SALISBURY, Martin, (2012). Children’s Picturebooks: The Art of Visual Storytelling. Lawrence King. WIGAN, Mark, (2014). Thinking Visually for Illustrators (Basics Illustration). Fairchild Books.
- 4
- 0
- 6
- 1
- IPLUSO6330-23166
- Ilustração Editorial
- 23166
- 6330
- Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Desenvolver competências na área do desenho digital.
- Semestral
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
- 1. Identificar e fundamentar as particularidades da ilustração bitmap 2. Relacionar as ferramentas, o ícone e a função. 3. Identificar as barras e painéis utilizados no software e saber quais as suas funções. 4. Criação de ilustrações bitmap 5. Utilização de blend modes e máscaras de visualização
- Esta UC visa estimular a produção de conteúdo ilustrativo digital explorando a capacidade artística de produção em bitmap. O objectivo passa por dotar os alunos de competências para a criação de ilustrações, tomando como ferramenta de produção o software Adobe Photoshop e Procreate, bem como outras aplicações de criação bitmap. Nesta UC exploram-se as funcionalidades deste software de modo gradual: primeiro na adaptação necessária à ferramenta, depois na exploração das suas propriedades e, finalmente, no seu uso profícuo com a criação de ilustrações distintas e autorais.
- Obrigatório
- Através da exploração da ferramenta Adobe Photoshop os alunos adquirem competências teóricas e práticas para desenvolver com rigor o desenho em bitmap direcionado para a ilustração e arte gráfica. Os exercícios e os conteúdos estão concebidos numa abordagem de gradual complexidade que visa um conhecimento heurístico por parte dos alunos relativamente à utilização das diversas ferramentas e possibilidades criativas do software. As entregas são feitas via moodle e devem obedecer aos prazos. 50% exercícios pontuais, exploratórios. 40% exercício de projecto: desenvolvimento processual, criativo e qualitativo. 10%. Avaliação contínua: assiduidade (75%), pontualidade e participação. O exame de recurso é constituído pela entrega de todos os exercícios do semestre (50%) e da apresentação ou realização in loco do exercício de exame (50%).
- Português
- 3DTOTAL, Publishing (2020). Artists? Master Series: Color and Light. Reino Unido: 3dtotal Publishing. 3DTOTAL, P. (2020), Beginner's Guide to Digital Painting in Photoshop. Reino Unido: 3dtotal Publishing. 3DTOTAL, Publishing (2009). Digital Painting Techniques: Practical Techniques of Digital Art Masters. Reino Unido: 3dtotal Publishing. DESKTOP, Noble (2018). Adobe Illustrator CC 2018 Step by Step Training. Noble Desktop. GIMENEZ, Marc (2013). Vector Illustration. Instituto Monsa de Ediciones, S.A. GLITSCHKA, Von (2015). Vector Basic Training: A Systematic Creative Process for Building Precision Vector Artwork. 2nd Edition: New Riders Pub. WOOD, Brian (2021). Adobe Illustrator CC Classroom in a Book: The Official Training Workbook from Adobe. 1st Edition: Pearson. STEUER, Sharon (2019). Adobe Illustrator WOW! Book for CS6 and CC. 2st Edition: Peachpit Press. ZEEGEN, Lawrence (2020). The Fundamentals of Illustration. Inglaterra: Bloomsbury Visual Arts.
- 4
- 0
- 6
- 1
- IPLUSO6330-23164
- Desenho Digital II
- 23164
- 6330
- Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
- Detalhes
- Categoria: Disciplina
- Não
- Unidade Curricular de iniciação às práticas do desenho de observação e exploração de linguagens e técnicas de representação.
- Semestral
A avaliação dos conhecimentos e competências traduz uma ponderação que tem em conta a participação e acompanhamento efetivo do aluno em aula, o volume de trabalho desenvolvido e empenho, a resposta adequada aos exercícios propostos e a qualidade do desempenho, aferidos em três níveis:
- 10%. Avaliação contínua: pontualidade, participação e assiduidade (75%) cujo incumprimento obriga ao exame. contínua, assente no acompanhamento do trabalho nas aulas;
- 80% Avaliação periódica (2 momentos: 30% 1ª avaliação periódica; 50% 2ª avaliação periódica);10% Diário gráfico: exploração autoral do desenho (mínimo 20 desenhos).
Critérios avaliação periódica:
. 10% Exercícios de libertação de constrangimentos (libertação do gesto e fluência gráfica); 15% Exercícios de exploração da linguagem gráfica (exploração de materiais riscadores e suportes de inscrição);
. 15% Qualidades da forma (estrutura, escala e volume);
. 15% Aspetos construtivos do desenho (proporção estrutura e direção);
. 15% Volumetria (claro/escuro, modelação e caracterização volumétrica);
. 10% Perspetiva linear, sombras próprias e sombras projetadas;
. 10% Escala, Enquadramento e Composição;
. 10% Enunciados extra-aula (2 exerci¿cios)¿.O exame de recurso é constituído pela entrega de todos os exercícios do semestre (50%) e da apresentação do exercício de exame (50%).
- Introdução ao Desenho como prática artística autónoma com exercícios de observação que exigem a exploração de media próprios do desenho, a aprendizagem de processos e projecto autoral, incidindo em técnicas manuais e sempre a partir da observação directa: - Exercícios de libertação de constrangimentos (libertac¿a¿o do gesto e flue¿ncia gra¿fica); - Desenho de observac¿a¿o direta; - Domi¿nio dos instrumentos riscadores e explorac¿a¿o de diferentes te¿cnicas de desenho (secas, hu¿midas e mistas); - Explorac¿a¿o de materiais atuantes, instrumentos riscadores e suportes menos convencionais; - Exercícios diagramáticos ; - Exercícios de volumetria; - Perspetiva linear, sombras próprias e sombras projetadas; - Noc¿a¿o e aplicac¿a¿o adequada de escala, enquadramento e composic¿a¿o; - Projeto Pessoal: Diário Gráfico (2 desenhos por semana)
- Esta UC tem como objetivo: - Identificação, o reconhecimento e a aplicação das terminologias básicas do desenho, das suas ferramentas e dos seus métodos, de modo pertinente e adequado; - Desenvolvimento do desenho como instrumento de pensamento e o apuramento da acuidade perceptiva e visual; - Compreensão do desenho como relação mecânica entre a percepção (olhar) e representação (mão); - Identificação do conceito de percepção espacial e a sua representação. Noções de tamanho (escala e proporção), de distância (amplitude e profundidade), de mapeamento e medição, de cheio e vazio, de linha e mancha; - Identificação e distinção entre as estratégias de actuação do desenho: esquisso, esboço, estudo, de projecto, acabado, ilustrativo; - Compreensão, analise e representação da anatomia da forma, estrutura e volume; - Explorar o potencial gra¿fico de instrumentos riscadores e materiais atuantes e o seu comportamento em diferentes suportes; - Desenvolver ha¿bitos de trabalho auto¿nomo.
- Obrigatório
- Apresentação dos exercícios com demostração de exemplos e de metodologias; análise críttica no final das aulas sobre todo o trabalho realizado. Maioritariamente, os exerci¿cios sa¿o fundados no desenho de observação de modelos tridimensionais (elementos naturais, natureza morta, objetos, espaços e corpo). Todas as te¿cnicas apresentadas antecedem o exercício com uma apresentação teórica e referências visuais, onde são explicitados os objetivos a atingir. Em exercícios específicos será usado o recurso fotografia e desenho de memória. Na globalidade os conteúdos e trabalhos propostos promovem a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão gráfica. A orientação é contínua e individualizada. Privilegia-se a relação tutorial. No final da aula os alunos são sempre convidados a observar os trabalhos dos colegas. Os momentos de avaliação são realizados através de uma exposição do conjunto de trabalhos realizados.
- Português
- .BAMMES, Gottfried (1991), L'etude du corps humain. Paris : Dessain et Tolra. .EDWARDS, Betty (1984). Aprender a dibujar. Madrid: Hermann Blume. .EDWARDS, Betty (2000), Nuevo Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro. Madrid: Urano. .GOLDSTEIN, Natham (1992), The Art of Responsive Drawing. N. Jersey: Prentice Hall. .GÓMEZ Molina, Juan José (coord.) (1995), Las lecciones del dibujo. Madrid: Édiciones Cátedra .MOREAUX, Arnold (1988), Anatomia artística. Madrid: Ediciones Norma. .NICOLAIDES, Kimon (1969), The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin. .SMAGULA, Howard J. (1992), Creative Drawing (Second edition), MC. Graw - Hill Higher Education. .WONG, Wucius (1998), Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes
- 4
- 0
- 6
- 1
- IPLUSO6330-23159
- Desenho de Representação I
- 23159
- 6330
- Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)